Governo do Estado inaugura novo Pronto Atendimento do Hospital Santa Luzia, em Ponte Serrada

O Governo do Estado inaugurou, neste sábado, 25, o novo Pronto Socorro do Hospital Santa Luzia, em Ponte Serrada. Após um ano de reforma e ampliação, o serviço beneficiará os moradores de Passos Maia e Ponte Serrada, além de atender os pacientes de acidentes de trânsito entre a BR 282 até a intersecção da BR 153. O Hospital realiza mais de 90% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fachada do Hospital Santa Luzia à noite, com iluminação interna e externa acesa. O prédio possui arquitetura moderna, com grandes janelas de vidro e cobertura com linhas retas. Na frente, há rampa de acessibilidade com corrimãos metálicos e piso tátil. Um carro está estacionado na rua ao lado, e postes iluminam a via.

Fotos: Divulgação Ascom/SES/SC

O investimento do Governo do Estado totalizou R$1,5 milhão direcionado para a obra da estrutura física. Desse montante, R$ 1.363.664,05 foi pago neste ano. A reforma possibilitará o pleno funcionamento do serviço de Pronto Socorro, pequenos procedimentos, ultrassonografia, cardiotocografia e atendimento ambulatorial especializado.

Grupo de pessoas posando para foto na entrada de um prédio decorado com arco de balões nas cores azul, branco e vermelho. Entre eles, há homens de terno, pessoas de roupa social e profissionais de saúde com jaleco. Ao fundo, é possível ver a rua e construções do outro lado, através das portas de vidro.

“Estamos trabalhando fortemente na ampliação dos serviços de saúde e reestruturação das unidades em todo o estado. Nosso objetivo é que a população catarinense receba atendimento humanizado e de qualidade, com bons profissionais, em estruturas físicas adequadas, em hospitais próximos de suas residências, evitando grandes deslocamentos no estado”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, que representou o Governador Jorginho Mello no ato.

Antes da reforma e ampliação, o Pronto Socorro não possuía acessibilidade, estrutura de ar condicionado e acesso à rede Wi-Fi. A recepção anterior abrigava no máximo quatro pacientes, não havia espaço apropriado para triagem e apenas havia condições de atender dois pacientes graves por vez.

Quarto hospitalar com várias camas articuladas lado a lado, equipadas com grades laterais, travesseiros e lençóis brancos. Há suportes para soro, poltrona de acompanhante e cilindro de oxigênio. A parede cinza possui tomadas e saídas de gases medicinais. Grandes janelas permitem entrada de luz natural.

“Agora, a nova recepção poderá atender mais de 20 pacientes. Há estrutura para estabilização de pacientes que necessitarem de intubação ou transferência para UTI. Possibilidade de realizar ultrassonografia e dar maior resolutividade, diminuindo as transferências para os hospitais regionais. Vale lembrar que o Pronto Socorro anterior foi projetado para atender 400 consultas por mês, mas vinha atendendo 1.500, mais de três vezes da capacidade”, explica o diretor do hospital, Dr. Décio Castagnaro.

O novo espaço compreende uma área de 554,6 metros quadrados com Pronto Atendimento e Ambulatório. A estrutura possui recepção, Sala de Triagem, Posto de Enfermagem, Sala de medicação, Sala de observação, Sala de ultrassonografia, 04 consultórios, Sala de estabilização, Sala de procedimentos, Sala dos servidores, banheiros, Depósito de Material de Limpeza (DML) e Sala Administrativa.

“O hospital vem se reestruturando em parceria com a SES e a Regional de Saúde. A mudança das instalações acompanha uma série de melhorias que já iniciaram com a contração de mais profissionais, treinamentos e reformulação de fluxos e protocolos. A melhoria da estrutura traz dignidade para toda a população atendida e também para os profissionais”, reforça o diretor do hospital.

Sala de atendimento hospitalar com três poltronas reclináveis claras alinhadas junto à parede cinza, cada uma acompanhada por suporte de soro. Há uma cadeira plástica e uma mesa de madeira com bancada, sobre a qual estão papéis e um telefone fixo. Uma cadeira de escritório preta está posicionada diante da mesa. A janela ao fundo deixa ver a fachada azul de outro prédio.

Referência para Ponte Serrada e região

O Hospital Santa Luzia é referência em Ponte Serrada e região para os serviços de saúde que incluem o Pronto Atendimento, Clínica Médica e Ala Psiquiátrica. A unidade é conveniada com a SES e gerida pela Associação Santo Expedito, entidade sem fins lucrativos. Possui 78 leitos, sendo que 65 estão disponíveis para atendimento de pacientes pelo SUS.

Após tratativas com a Secretaria de Estado da Saúde para reestruturar os serviços no município, a expectativa é que o hospital passe a realizar cirurgias eletivas pelo SUS em 2024. Essa ação reforça a política de descentralização do serviços SUS, atendendo os pacientes mais próximos de suas residências e evitando grandes deslocamentos pelo estado.

O Hospital também possui 30 leitos de saúde mental que atenderam, em 2023, pacientes de mais de 110 municípios catarinenses. Todos os leitos SUS da unidade são regulados pelo Sistema de Regulação do estado (SISREG), que abrange os municípios do Oeste catarinense, de Dionísio Cerqueira até Irani

 Grupo de 18 mulheres reunidas em um corredor de hospital, posando para foto. Algumas usam uniformes azul-marinho ou azul-claro com bordados, enquanto outras vestem roupas casuais ou sociais. Várias seguram mochilas ou sacolas verdes com a inscrição “Enfermagem Educação” e panfletos. Ao fundo, há um crucifixo fixado na parede branca.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.saude.sc.gov.br