A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou a estrutura tecnológica da rede pública com a aquisição de quatro aparelhos de ultrassom de última geração para qualificar o atendimento em unidades hospitalares próprias de Santa Catarina. O primeiro foi instalado no Instituto de Cardiologia de SC Dr. Antônio Felipe Simão, em São José. Os aparelhos representam um avanço importante na capacidade de diagnóstico por imagem.
Foto: Robson Valverde Ascom/SES
O investimento do Governo de SC ultrapassou R$ 2 milhões, com R$ 192 mil provenientes de emenda parlamentar. A incorporação de tecnologia de ponta nas instituições contribui diretamente para resultados mais ágeis e precisos, além de levar mais cuidado ao paciente e suporte à tomada de decisão médica. Os demais aparelhos serão instalados no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis; no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville; e no Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages.
“Esses equipamentos representam um avanço significativo na capacidade diagnóstica das nossas unidades. A modernização da estrutura hospitalar é fundamental para garantir uma saúde pública resolutiva, humanizada e de qualidade. Esses investimentos refletem nosso compromisso em fortalecer o SUS catarinense e levar um atendimento mais rápido e eficiente a quem mais precisa. Com essa aquisição, reafirmamos nossa convicção de que investir em tecnologia é investir em vidas”, afirma a superintendente dos Hospitais Públicos do Estado, Tatiana Bez Titericz.
Importadas do exterior, as máquinas possuem uma plataforma de ultrassonografia de alta complexidade, projetada para aplicações avançadas. O sistema proporciona visualizações 2D, 3D e 4D com alta resolução espacial e temporal, facilitando a análise morfológica e funcional dos órgãos internos e tecidos do corpo.
Instalado no dia 15 de maio no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, o aparelho deve expandir os atendimentos na instituição, com a possibilidade de até 400 exames. Com o novo recurso, a unidade será capaz de operar uma ampla gama de procedimentos cardiológicos e vasculares, como Ecocardiograma transtorácico (ETT); Ecocardiograma transesofágico (ETE); Ecocardiograma com estresse (farmacológico ou físico); Ecocardiograma fetal; Ecocardiograma 3D em tempo real; Estudo Doppler colorido, pulsado e contínuo, além de avaliações hemodinâmicas e morfológicas complexas.
As aquisições fazem parte da estratégia do Governo do Estado para modernizar a saúde pública para garantir diagnósticos mais precisos e maior conforto à população durante a assistência médica.
Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no Instagram @saude.sc