A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), promoveu uma webpalestra que bateu recorde de participação ao vivo: 1.061 profissionais de saúde participaram da transmissão sobre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na Atenção Primária à Saúde (APS). Este é o maior número de registros de presença em 12 anos nas ações de teleducação.
Foto: Divulgação
No primeiro semestre de 2025, já foram realizadas mais de 30 webconferências com apoio do Estado. A gravação desta palestra está disponível no canal da Saúde Digital UFSC, no YouTube, e já contabilizou mais de 1.600 visualizações. Desde 2012, quando começou a oferta de atividades de tele-educação, já foram realizadas mais de 1.700 webconferências, totalizando mais de 110 mil participações ao vivo e 3,6 milhões de visualizações no YouTube.
“As webconferências possibilitam investir na educação permanente, que é fundamental para qualificar o cuidado. A participação nos temas indicados pela diretoria visa preparar os profissionais, especialmente neste ano, com foco no papel do agente comunitário, em função do novo financiamento do Ministério da Saúde, que prevê diversas ações para essa categoria”, explica Cristiane Silva de Jesus, enfermeira e especialista multiprofissional em saúde coletiva da DAPS/SES/SC.
As webconferências são atividades semanais, gratuitas e online, voltadas à educação permanente em saúde, realizadas com apoio do Estado, em parceria com a Saúde Digital UFSC. Apresentam temas atuais, estratégicos para a gestão e fundamentados em evidências científicas. Todos os profissionais cadastrados na plataforma podem participar.
“O desenvolvimento e a formação contínua da equipe são responsabilidades da gestão”, destaca. Ela também ressalta que os temas abordados nos cursos EaD e webconferências atendem às demandas dos gestores e profissionais, identificadas nos próprios serviços. “Facilitamos o acesso ao conhecimento por meio das tecnologias de informação e comunicação, o que agiliza processos e amplia o alcance. Nosso serviço está presente em todo o país, e qualquer profissional de saúde com internet pode se beneficiar gratuitamente”, afirma Josimari Telino de Lacerda, coordenadora de Tele-educação e Telediagnóstico do Saúde Digital UFSC.
A participação em transmissões ao vivo também garante certificado aos profissionais presentes, incentivando a continuidade do aprimoramento na prática profissional.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Núcleo Saúde Digital UFSC.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc