Foto: Divulgação Comunicação HRSP
O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, recebeu habilitação estadual para a realização de procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia, para o Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI). A ação faz parte do pacote do Governo de Santa Catarina para descentralizar o serviço, evitando o deslocamento dos pacientes para outras regiões. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) custeará os procedimentos, até que o hospital receba habilitação federal.
“Esta conquista é o resultado de um trabalho em conjunto do Estado com os gestores municipais e da análise das necessidades da região do Grande Oeste. A pedido do nosso governador, estamos ampliando o acesso aos serviços de alta complexidade e proporcionando que a população seja atendida na sua própria região. Muitos desses procedimentos eram realizados apenas em Florianópolis e, na nossa gestão, estamos mudando essa realidade, como já vem ocorrendo. Dessa forma, proporcionamos um acesso mais próximo e eficiente aos serviços de cardiologia para os pacientes”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Agora, o HRSP passa a integrar um grupo de hospitais do Estado que realizam TAVI pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação amplia o acesso da população do Grande Oeste Catarinense a tratamentos de ponta em cardiologia.
“Este é mais um reconhecimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, com o nosso hospital, com a qualificação da nossa equipe e qualidade da estrutura. A habilitação para o TAVI representa um grande avanço, pois possibilita que procedimentos antes disponíveis apenas em grandes centros, sejam realizados mais perto das famílias e de toda a nossa comunidade do Grande Oeste”, ressalta o diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes.
O procedimento é indicado para pacientes com estenose valvar aórtica grave - uma doença cardíaca que compromete a circulação sanguínea e pode levar a insuficiência cardíaca e risco de morte súbita. Diferente da cirurgia tradicional, a TAVI é realizada de forma minimamente invasiva, por via percutânea - sem a necessidade de “abrir o peito”, possibilitando maior segurança, menor tempo de internação e rápida recuperação, especialmente em pacientes idosos ou com graves comorbidades.
“O TAVI é uma técnica moderna e com resultados clínicos bastante positivos. O procedimento é indicado para pacientes com estenose valvar aórtica grave, condição que dificulta a saída adequada do sangue do coração, gerando sintomas como cansaço, desmaios e dor no peito. Essa doença acomete principalmente pacientes idosos e muitos destes apresentam alto risco para a cirurgia convencional. Com essa habilitação, vamos oferecer uma alternativa menos invasiva e com excelentes resultados em comparação à cirurgia aberta, garantindo mais qualidade de vida e esperança para nossos pacientes”, explica o cardiologista hemodinamicista do HRSP, Dr. Elias José Perin Conti.
Com informações da Comuicação do HRSP
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc