O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participaram nesta sexta-feira, 17, da cerimônia que deu início às atividades na nova unidade Professora Assunta Castagnaro Bazi, que integra o Complexo Hospitalar Santa Luzia, em Ponte Serrada. A estrutura possui três salas cirúrgicas, 16 novos leitos e é o primeiro hospital do Oeste vocacionado 100% para realizar cirurgias eletivas. Com a entrega, a unidade apoiará o Estado na redução das filas de cirurgias eletivas, diminuindo transferências de pacientes para outras cidades e fortalecendo o atendimento na região.
“Muita gente prometeu, mas nós é que estamos fazendo e entregando. Essa unidade ficou com as obras paralisadas por anos, mas agora é realidade. Tenho muito orgulho em dizer que estamos transformando Santa Catarina em todas as áreas, e na saúde não é diferente. Hoje, temos mais de 70 hospitais sendo construídos ou reformados em todo o estado. Saúde é prioridade no nosso governo. Desde o início da gestão, trabalhamos com um único objetivo: cuidar das pessoas. Cada investimento é pensado para garantir um atendimento digno, próximo e eficiente para todos os catarinenses. Esse é o compromisso que assumimos e que seguimos cumprindo dia após dia”, destacou o governador Jorginho Mello.
Foto: Roberto Zacarias / SECOM
No ato, também foi assinada a contratualização do hospital com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a prestação de serviços. Mensalmente, serão realizadas cerca de 800 cirurgias eletivas, em várias especialidades. O novo contrato é de R$ 2,6 milhões mensais.
“Esse é um exemplo claro de como o Governo de Santa Catarina está trabalhando para fortalecer a rede hospitalar em todas as regiões. A abertura dessa unidade representa mais acesso, mais agilidade e mais qualidade no atendimento à população. Com o hospital voltado exclusivamente para cirurgias eletivas, vamos reduzir as filas, evitar e garantir que o cidadão do Oeste seja atendido perto de casa. É uma entrega que reforça nosso compromisso com uma saúde pública eficiente e humana”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Foto: Roberto Zacarias / SECOM
Com a ampliação, o complexo passa a ter um total de 104 leitos, sendo 90 para atendimento pelo SUS. A nova estrutura conta com Centro Cirúrgico, Central de Materiais Esterilizados (CME), ambulatório e lavanderia hospitalar.
Durante o evento o prefeito de Ponte Serrada, Adenir Freitas, disse que hoje é um dia histórico para o município, que vai ficar marcado no coração de todos. “Estamos realizando um sonho de mais de uma década, com muito trabalho e parceria. Essa obra é fruto de um grande esforço coletivo. Uma das obras mais importantes, simbólicas e realizadas na história do nosso município. Quero expressar o meu agradecimento especial ao governador Jorginho Mello, que sempre tem olhado com muito carinho e atenção para o nosso município e para o Oeste catarinense”, destacou o prefeito.
Foto: Roberto Zacarias / SECOM
Desde 2023, o Governo do Estado tem investido na ampliação da estrutura e qualificação dos serviços prestados pelo Complexo Hospitalar Santa Luzia. A SES, com recursos também de emendas parlamentares, repassou mais de R$ 4,2 milhões em convênios para a aquisição de tomógrafo, equipamentos hospitalares, obras e reformas nas unidades.
Entre as melhorias, a inauguração do Pronto Socorro (em novembro de 2023) e a revitalização da ala da Saúde Mental (em andamento), ambos localizados na estrutura do Hospital Santa Luzia. O Estado também realizou a obra do sistema de ar-condicionado — abrange o Centro Cirúrgico, a CME, e a Recuperação Anestésica — da Unidade Professora Assunta Castagnaro Bazi, com uma área construída de 1.821,42 metros quadrados, além da aquisição de equipamentos, para que a nova estrutura iniciasse os atendimentos à população.
“O dia de hoje tem muito significado pra nós, ele coroa uma jornada que nós viemos nos últimos dois anos de recuperação dessa unidade, de conseguir viabilizar recursos e conseguir estruturar um projeto assistencial diferente do que era antes. A vinda do governador Jorginho Mello aqui brinda com chave de ouro essa conquista para a cidade. É muito bom ver o governador vendo o fruto do trabalho que ele está trazendo frente ao Governo do Estado e como esse recurso está sendo bem aplicado e vai beneficiar toda a região”, destacou Délcio Castagnaro Filho, diretor-técnico do Complexo Santa Luzia.
Foto: Roberto Zacarias / SECOM
O complexo hospitalar, que atende mais de 90% dos pacientes pelo SUS, é referência na região para urgência e emergência, clínica médica, Ala Psiquiátrica e cuidados prolongados. Com 30 leitos de saúde mental e 15 de cuidados prolongados, atende pacientes de mais de 110 municípios, regulados pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Também recebe repasses da SES, por meio da Política de Valorização Hospitalar, e é gerido pela Associação Santo Expedito, entidade sem fins lucrativos.
Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Nos siga no instagram @saude.sc