icone facebookicone twittericone instagram

Um total de 82 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em uma ação voltada à ampliação dos atendimentos no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis. A estratégia vem sendo realizada frente à pressão que a unidade hospitalar vem passando com a alta demanda de pacientes, principalmente de casos leves a brandos que fazem parte da atenção básica, mas que acabam chegando ao hospital.

Com isso, o quadro de profissionais foi ampliado para atender os novos leitos e a estrutura de triagem implantada na unidade.

No dia 13 de julho foi lançado o edital com 20 vagas para médicos atuarem no HIJG, sendo 10 para intensivistas pediátricos e 10 para pediatras. Dessas, 13 vagas já foram preenchidas.

Além desse novo edital, também foi feito o chamamento de profissionais que se inscreveram em processos seletivos anteriores, sendo: 16 enfermeiros e 53 técnicos de enfermagem.

O secretário adjunto da Saúde, Alexandre Fagundes, explica que as ações fazem parte do planejamento da SES frente ao decreto de emergência por doenças respiratórias. Nos últimos 15 dias os trabalhos foram intensificados em Criciúma, no Sul do estado e na Capital. “Para dar apoio a esses municípios, descentralizamos novos recursos além dos que já eram previstos no decreto de emergência, e em Florianópolis, no HIJG, realizamos a contratação de mais de 80 profissionais promovendo mais cuidado, mais oferta de leitos clínicos e de UTI pediátricos, reafirmando o compromisso da secretaria de Estado com a saúde dos catarinenses”, afirma.

Os investimentos pela SES, no contexto da situação de emergência decretada, somam mais de R$ 113 milhões, entre cofinanciamento para os municípios ampliarem os serviços ofertados nas Unidades de Atenção Primária e o custeio e investimento na rede hospitalar para ampliação dos leitos. Este valor pode aumentar mediante apresentação de planos de trabalho pelos municípios.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 9134-4078
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br