Desde 2005 como parte do atendimento de Saúde, a telemedicina já é uma referência em diagnóstico e consulta em Santa Catarina. Até abril de 2022, o serviço registra 200 mil teleconsultas, 2,67 milhões de exames de telediagnóstico e 5,7 milhões de imagens médicas. Existem, ainda, aproximadamente 2,4 milhões de exames de análises clínicas armazenados.
Foto: Arquivo Ascom/SES/SC
Um outro número que chama muito a atenção para o fato do quanto este serviço está, cada vez mais, fazendo parte do cotidiano dos profissionais de saúde de SC, são os acessos e interações realizados. Apenas de janeiro a abril deste ano foram mais de 458 mil acessos, gerando mais 2,3 milhões de interações.
História
No dia 26 de maio a Central Estadual de Telemedicina (CET), um serviço decorrente da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), completará 17 anos. Neste dia, em 2005, foi instalado o primeiro equipamento de eletrocardiograma digital no Hospital São Bernardo, no município de Quilombo, em projeto-piloto.
O que, em 2005, iniciou como um serviço específico, focado na viabilização de laudos à distância e a digitalização de imagens médicas, no decorrer desse período, se firmou como uma ferramenta de suporte aos demais serviços de saúde em particular aos processos regulatórios.
Depois de Quilombo, o serviço alcançou todos os outros 294 municípios – impactando, positivamente, o resultado dos modelos assistenciais em saúde. A Central de Telemedicina se consolidou como um espaço especializado em projetar e desenvolver modelos processuais de melhorias e desenvolvimento de novas tecnologias, integrou dados de saúde e empreendeu regras de segurança de acesso. É hoje um importante suporte do conceito de saúde digital.
Saúde digital
A ferramenta computacional desenvolvida, por meioda parceria SES e UFSC, para as implementações de soluções em saúde digital chama-se Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT), que iniciou em 2007. Essa plataforma implementa modelos e processos definidos para cada serviço ofertado, atendendo desde Unidades Básicas de Saúde (UBS) até Unidades Hospitalares. Isso significa informatização do atendimento, automatização e transparência.