icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, é referência no Estado de Santa Catarina no tratamento de câncer infantojuvenil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E por isso, neste 15 de fevereiro, Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, lembra e reforça a importância do diagnóstico precoce.

WhatsApp Image 2022-02-15 at 12.55.38.jpeg

A chefe do Serviço de Oncologia do HIJG, Ana Paula Ferreira Freund Winneschhofer, ressalta que a equipe possui médicos especialistas disponíveis para contato médico a médico, com objetivo de auxiliar no diagnóstico e assim agilizar o encaminhamento e as possibilidades de cura do paciente. “Continuamos estudando, atualizando protocolos e guias terapêuticos com o objetivo de sempre fornecer o melhor atendimento e tratamento. Além disso, seguimos com projetos educacionais para disseminar e alertar sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Temos a consciência de que informações de qualidade podem alertar colegas médicos e familiares sobre o câncer na infância, facilitando assim o diagnóstico precoce e as chances de cura”, explica a médica.

O percentual de sobrevida global dos pacientes oncológicos atendidos pelo HIJG atingiu a marca de 85%, comparável aos melhores centros nacionais e internacionais de tratamento da doença. “Este índice está publicado no nosso Registro Hospitalar de Câncer e nos deixa muito orgulhosos, mas também ainda mais empenhados em oferecer um serviço de qualidade aos catarinenses”, enfatiza a chefe.

O Serviço conta com médicos oncologistas e hematologistas, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e uma gama de profissionais multidisciplinares e de assistência, como odontopediatra, psicólogo e assistente social.

A unidade de Oncologia do HIJG realizou em 2021 um total de 254 internações, com 481 altas hospitalares. Em janeiro de 2022 foram 25 internações e 40 altas.

O Ambulatório de Oncohematologia Carlos Bastos Gomes funciona em ritmo de Hospital-Dia, com atendimento matutino e vespertino, onde o paciente passa por consulta médica especializada, recebe as medicações e quimioterapias prescritas, realiza curativos, punções e pequenos procedimentos médicos e de Enfermagem, além dos atendimentos multiprofissionais. Em 2021, foram registrados 9.692 atendimentos, uma média de 808 atendimentos por mês. Em janeiro de 2022, foi contabilizado 725 atendimentos.

O atendimento do ambulatório da oncohematologia vai melhorar ainda mais com a nova estrutura, de 1.250 metros quadrados, que está sendo construída anexa ao hospital pela Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (Avos) com recursos de doações da sociedade civil organizada, entre elas a Campanha Mc Dia Feliz. “Vamos conseguir, através do nosso dedicado voluntariado e de doações do terceiro setor, além do apoio do Governo do Estado, construir um ambulatório que irá atender toda a nossa demanda, assim como possibilitar que as equipes de oncologia e multidisciplinar atendam nossas crianças simultaneamente. Esse ambulatório foi muito sonhado e esperado por toda a equipe”, enfatiza a chefe do Serviço.