A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo Fóruns da Saúde para discutir e pactuar serviços com foco na regionalização do acesso e estruturas de saúde para que as pessoas sejam tratadas perto do seu domicílio. O primeiro encontro foi realizado em Chapecó, nesta quinta-feira, 10, com gestores estaduais, regionais e municipais, diretores de hospitais, prestadores de serviços e técnicos de saúde da SES e da Macrorregião de Saúde da Grande Oeste.

Os encontros ocorrerão em todas as macrorregiões de saúde. Serão apresentadas as ações do governo, principalmente na área da Saúde, e planejamentos futuros. Entre os assuntos tratados está a nova Política Hospitalar Catarinense (PHC), o esforço para pactuação de mais cirurgias eletivas e organização dos atendimentos dos hospitais de pequeno, médio e grande porte. Além disso, cada prestador assumirá uma parte da oferta de cirurgias eletivas para acelerar esse movimento.

O secretário de Estado da saúde, André Motta Ribeiro, está viajando por todo o estado para entender as dificuldades dos municípios e regiões para ajudar a ofertar saúde pública mais e melhor para as pessoas. “Dentro da região de saúde podemos ofertar serviços de forma regionalizada e parar com as ambulâncias percorrendo todo o estado em busca de centros únicos de saúde, pois isso não é justo com as pessoas. Então estamos trabalhando com várias ações para que as regiões se tornem de fato autossuficientes e a construção da PHC é uma delas. Nossa ideia é que a rede hospitalar seja uma rede interligada com suas ofertas de serviços. Cada hospital na sua vocação, as unidades de pequeno e médio porte sendo retaguarda para os de grande porte e esses com a responsabilidade de fazer alta complexidade”, finaliza o secretário.