A Secretaria de Estado da Saúde vem a público esclarecer a questão do sistema de ar condicionado do Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis.
O sistema de ar condicionado do HCR é composto de 5 chillers, sendo que 2 deles ficaram inoperantes por apresentarem defeitos no trocador de calor. Essas peças precisam ser substituídas e como são muito antigas, há a dificuldade em encontrá-las para pronta entrega no mercado. O prazo para um serviço de retífica é calculado em torno de 30 dias, pois o equipamento precisaria ser enviado a São Paulo.
Neste sentido, a SES vem buscando alternativas para normalizar a situação no menor prazo possível: uma delas é a locação de chiller para substituir os dois inoperantes. Neste caso, haverá necessidade ajustes estruturais necessários - elétrica e predial.
A outra solução é a substituição da peça danificada. A empresa que apresentou essa solução alega a existência de peças no estado de São Paulo, e caso se confirme, até a próxima sexta-feira (12) os equipamentos estarão em pleno funcionamento.
O problema não afetou o mapa de cirurgias da unidade e não foi registrado nenhum cancelamento de cirurgia em decorrência do defeito nos chillers. O HCR opera com 4 salas cirúrgicas.
A SES ressalta que não vem medindo esforços no sentido de solucionar tal questão. Caso necessário, a pasta ainda atuará na logística para trazer essas peças de São Paulo no menor tempo possível.
O que são chillers?
Os Chillers são, basicamente, resfriadores de água. A água gelada produzida por eles é utilizada com o objetivo de arrefecer o ar, produtos ou equipamentos conforme necessidade. O equipamento proporciona a climatização de ambientes, permitindo o controle da temperatura e da umidade relativa, movimentação, filtragem e renovação do ar.