Medidas adotadas através do projeto Lean nas Emergências foram responsáveis em redução no tempo de espera em até 40% e ampliação da capacidade de atendimento. Unidade comemora conquista, que não representou custos e ainda trouxe economia de 13%.
Foto: Paulo Goeth
O Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, comemora a ampliação da capacidade de atendimento em 70% no segundo semestre de 2019. A conquista foi obtida sem nenhuma contratação ou gastos por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e representa uma redução na ocupação de leitos e redução de tempo de espera por parte dos pacientes em 40%, em média.
O HGCR passou a integrar desde julho passado o projeto Lean nas Emergências. Segundo o diretor Fernando Oto dos Santos, o método tem permitido que os pacientes sejam atendidos, realizem exames e recebem alta no mesmo dia. “
Medimos os tempos que os pacientes levavam para passarem pelo atendimento médico, realizar exames, transporte, chegada ao centro cirúrgico e enfim receberem alta”, afirma. “Interferimos nestes intervalos que não agregam valor e conseguimos reduzir o remoo de espera em até 40%”.
Oto explica que a medida, somada à criação do Hospital Dia (que permite que pacientes recebam medicamentos e sejam liberados no mesmo dia) trouxe uma economia de 13% à unidade e refletiu na taxa de ocupação hospitalar. “Em julho tínhamos uma taxa de 95% de ocupação e em novembro fechamos com 80%”, destacou.
Em novembro passado, o Hospital Governador Celso Ramos realizou 8937 atendimentos apenas na emergência.
Lean nas Emergências
A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde - MS com o Hospital Sírio Libanês e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. Outros 39 hospitais já passaram pelo processo de intervenção. Em Santa Catarina, o Hospital Hans Dieter Schmidt também foi selecionado no terceiro ciclo do projeto, iniciado em julho.
Ao final de 2020, o Ministério da Saúde esperar chegar a 100 serviços de emergência no Brasil com o Lean, o que significa mais de 450 profissionais treinados e 180 protocolos clínicos nos serviços de emergência implementados.
O Ministério da Saúde ainda pretende implementar a metodologia Lean nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde, a acessibilidade e qualificação da atenção em cada território.