icone facebookicone twittericone instagram

Profissional da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Balneário Camboriú do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina, Janaina Martins Cervi se tornou a primeira enfermeira especialista em emergência do Estado.

Ela trabalha desde 2010 no SAMU e recebeu a titulação de enfermeira emergencista após prova da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), Janaína atua nos mais variados casos, prestando atendimento primário a pacientes que apresentam risco de morte.

"Nós atendemos ocorrências de todos os tipos e confesso que é difícil escolher somente algumas que se destacam, pois cada uma é única, cada pessoa é única, e os atendimentos são diferentes – desde aquele que conseguimos reverter uma parada cardíaca, de evitar uma tragédia, de estar presente no primeiro ou último suspiro da vida de uma pessoa, até as transferências de pacientes graves de todas as idades para que possam ter mais uma chance", resume. "Conseguir alcançar essa titulação é a concretização de um desafio profissional e pessoal, além de ser o resultado do esforço e dedicação depositados durante esses anos de trabalho como enfermeira", avalia.

Enfermeira há 14 anos, Janaína começou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em 2010, em Balneário Camboriú, e assumiu dois anos depois a coordenação da Enfermagem da Região Foz do Rio Itajaí. Ela também atuou na Capital, em projetos de educação, trabalhou em pronto atendimentos e pronto socorro de Bombinhas, Porto Belo e Balneário Camboriú, além de ter sido supervisora estadual de sua área até dezembro de 2017, onde conheceu todas as bases operacionais e Centrais de Regulação do Estado. Em 2018, ela voltou para a cidade em que iniciou no SAMU e permanece até hoje – agora, tornando-se a primeira enfermeira emergencista reconhecida de Santa Catarina.