O Ministério da Saúde abriu nesta segunda-feira (27) inscrições para mais uma etapa do Programa Mais Médicos.
Os profissionais interessados em participar têm entre esta segunda-feira (27) até o dia 29 de maio para se inscrever. Um dos requisitos necessários é estar formado e possuir CRM Brasil, ou seja, ter habilitação em qualquer Conselho Regional de Medicina do país.
Cabe ressaltar a importância de estar atento a todas as regras de adesão previstas no edital nº11/2019, publicado em 13 maio deste ano. Uma delas se refere à apresentação dos documentos no ato da inscrição, que será feita exclusivamente pela internet, via Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), disponível no site do Mais Médicos: http://maismedicos.gov.br.
Para este 18º ciclo do programa, estão previstas 2.212 vagas para os profissionais do Mais Médicos reforçarem o atendimento na atenção primária à saúde da população que vive nas regiões com mais necessidade de cuidados. Já entre os dias 6 e 7 de junho, os candidatos deverão acessar o sistema SGP para informar em qual localidade têm interesse em trabalhar, ou seja, vão escolher entre as vagas disponibilizadas para cerca de 1.185 municípios e 13 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) com os mais altos índices de vulnerabilidade do país. Os números foram recentemente atualizados pelo sistema.
O Estado de Santa Catarina possui 568 vagas ativas no Programa Mais Médicos para o Brasil e no último levantamento, 135 delas não estavam preenchidas.
Entre esta segunda-feira (27) e o dia 29 de maio, os gestores locais também deverão confirmar o número de médicos que precisam para o atendimento em suas unidades de saúde.
A publicação do resultado com o número final de vagas destinadas aos municípios que receberão os profissionais será publicada no dia 4 de junho.
Ainda de acordo com o MS, a previsão para que os médicos já comecem a atuar nas unidades de saúde é junho deste ano.