icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 24 de janeiro de 2018

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta terça-feira, 23, o repasse de recursos de R$ 1,25 bilhão a serem investidos na Atenção Básica e cursos de qualificação de técnicos em enfermagem em todo Brasil. A medida faz parte da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Para Santa Catarina, serão destinados R$14,9 milhões.

As vagas são para a qualificação de agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate à endemia (ACE), com o objetivo de ampliar o atendimento primário da população, consequentemente gerando uma maior economia de recursos. Ao todo, 250 mil vagas serão oferecidas em todo o país.

Após a publicação do edital pelo MS, instituições públicas e privadas habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) terão o prazo de 15 dias para fazer o credenciamento ao Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde (PROFAGS). O edital será publicado ainda esta semana e a expectativa é que, a partir de março, os agentes já possam dar início à formação, que terá prazo de dois anos (1.800 horas/aula).

Formados, os agentes estarão aptos a fazer curativos em domicílio, medir a pressão e a glicemia, entre outras atribuições que levarão atendimento primário à casa do paciente. Eles também poderão ajudar no combate ao Aedes aegypti, transmissor dos vírus da zika, dengue e chikungunya.

Mais informações pela Agência Saúde.