Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde  (MS) mostra que 136 municípios de Santa Catarina já tiveram vagas preenchidas do Programa Mais Médicos. Apenas os municípios de Iporã, Jupiá, Nova Itabeiraba, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Riqueza, Quilombo, São João do Oeste e Arroio Trinta ainda não foram escolhidos por profissionais.

De acordo com Paulo Orsini, coordenador do Mais Médicos em Santa Catarina, a procura de profissionais por vagas no Estado foi muito boa até agora, e municípios com grande números de profissionais como Joinville e Mafra (11 e 13, respectivamente), não devem enfrentar problemas. “A expectativa é a de que até Março do próximo ano toda a questão seja completamente solucionada”, disse Orsini. As inscrições seguem abertas até o dia 7 de Dezembro pelo site maismedicos.gov.br

O balanço do Ministério da Saúde mostra que, até as 17h de domingo (25), foram preenchidas 96,6% vagas do programa Mais Médicos. Os profissionais buscam uma das 8.517 vagas distribuídas por 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) no País.

De acordo com o MS, inscreveram-se 29.780 profissionais com registro nos conselhos regionais de medicina (CRM) no Brasil. Até agora, 20.767 inscrições foram confirmadas, enquanto 8.230 médicos já sabem o município que irão trabalhar. Os profissionais selecionados que preencherão as vagas com a saída dos cubanos do programa têm até 14 de dezembro para entregar a documentação exigida no edital à prefeitura da cidade escolhida.