icone facebookicone twittericone instagram

O mutirão de cirurgias oftalmológicas realizado pelo Governo de Santa Catarina, em parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) e hospitais filantrópicos, retornou à região Sul neste feriado prolongado beneficiando quase mil pessoas.

Entre a quinta-feira, 15, e domingo, 18, foram atendidos 783 pacientes da Região de Laguna (Amurel) com cirurgias de catarata no Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte. Até mesmo um grupo musical voluntário, formado pelos “Amigos do Shalon”, ajudou a animar ainda mais os pacientes que aguardavam no corredor da unidade.

O procedimento significou o fim de uma longa espera em filas para pacientes de 18 municípios da região. Em Nova Veneza, outros 207 pacientes foram atendidos neste final de semana no mutirão de cirurgias de catarata no Hospital São Marcos.

“A demanda por cirurgias eletivas oftalmológicas era a maior do Estado, sendo mais que o dobro da segunda colocada. Com o Projeto Ver, vamos reduzir a fila nesta especialidade em 90%. Pessoas que esperavam há anos para voltar a enxergar hoje estão realizando um sonho de vida”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

Até outubro, o Projeto Ver já devolveu a visão para 21,7 mil catarinenses em todas as macrorregiões do Estado. Conforme a superintendente de Planejamento e Gestão do SUS da SES/SC, Grace Ella Berenhauser, o hospital parceiro oferta a capacidade instalada e compromete-se em fornecer óculos de proteção e colírios para tratamento pós-cirúrgico, com as cirurgias custeadas pelos governos estadual e federal. Cada paciente passa por consulta pré-operatória e duas pós-operatórias, no dia seguinte e 30 dias após a cirurgia. As secretarias municipais de Saúde encaminham os pacientes conforme a fila inserida no Sistema de Regulação (Sisreg).

Catarata

A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino do olho, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. A principal causa é o envelhecimento do cristalino, por isso que é muito frequente na população idosa. Porém, a doença também pode ser causada por fatores secundários, como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticóides, pancadas, infecção ocular e tabagismo.