Após inaugurar nesta terça-feira, 3, o auditório com capacidade para 80 pessoas localizado no Anexo 1, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou uma capacitação direcionada aos profissionais do Núcleo Interno de Regulação (NIR). O secretário Acélio Casagrande e o secretário-adjunto Marcelo Lemos dos Reis estiveram presentes ao evento.

A abertura da capacitação, que contou com a participação do representante do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC), do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Wilson de Souza, foi feita pela superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karin Cristine Geller Leopoldo.

Karin lembrou que a política pública de regulação foi instituída no país em 2008 e o secretário Acélio Casagrande explicou que até 2012, a SES tinha dificuldade em fazer com que os catarinenses usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tivessem acesso de forma organizada aos leitos de internação nos hospitais e também aos demais serviços de saúde.

A partir de 2013, iniciou-se a instalação das Centrais de Regulação Macrorregionais de Internações Hospitalares, de Consultas e Exames, que atualmente são oito em Santa Catarina. Em 2013, o QualiSUS nos oferecia a possibilidade de ter melhores instalações para promovermos as qualificações dos profissionais. Naquela época nem um auditório tínhamos. E este auditório hoje passa a ser uma ferramenta muito importante para os trabalhos de qualificação”, comentou Casagrande.

Por sua vez, o secretário-adjunto Marcelo Lemos observou que o país hoje tem 26 milhões de pacientes com mais de 60 anos e que há a estimativa de que a população dessa faixa etária até 2030 chegue a 42 milhões. “Precisamos buscar cada vez mais equidade para o SUS e isso só conseguiremos por meio da Regulação”, ponderou Reis.

Centrais de Regulação

A Central de Regulação Estadual regulava leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no processo de busca ativa para toda Santa Catarina. Em novembro de 2012, iniciou-se o projeto-piloto com a regulação de internações hospitalares no Hospital Regional de Araranguá (HRA).

Em fFvereiro de 2013, foram ampliados os serviços de regulação para os leitos inseridos na Rede de Atenção às Urgências na Grande Florianópolis. Em Junho do mesmo ano, a SES deu início à implantação e operacionalização da Central de Regulação de Internações Hospitalares da Macrorregião Nordeste e Planalto Norte.