icone facebookicone twittericone instagram

O Congresso Catarinense de Aleitamento Materno chega à 3ª edição neste ano com a expectativa de reunir mais de 600 participantes entre os dias 4 e 5 de julho, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis (SC).

O objetivo é atualizar os profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) envolvidos com as políticas públicas relacionadas à amamentação e à saúde da mulher sobre o manejo clínico da lactação, proporcionando orientações preventivas e curativas. Além disso, vai discutir temas relacionados ao aleitamento materno, como políticas públicas voltadas para a promoção do aleitamento materno, aplicabilidade das leis trabalhistas e aleitamento: licença-maternidade, prorrogação da licença-maternidade e direitos de amamentar durante a jornada de trabalho.

Idealizado pelo médico pediatra Cecim El Achkar e pela enfermeira Soninha Silva, o evento é gratuito e focado para um público numeroso e diversificado da área da saúde. O Congresso conta com a presença de palestrantes renomados e reconhecidos nacionalmente pelo trabalho na área.

Importância do aleitamento materno

O aleitamento materno salva vidas porque é prevenção segura contra uma série de doenças infecciosas e crônico-degenerativas. O leite materno é a primeira vacina, provê nutrição ótima e representa segurança alimentar. A amamentação também desenvolve um vínculo afetivo único entre mãe e bebê e beneficia a saúde da mulher. “A prática de amamentar precisa ser recuperada, através de um conjunto de ações de promoção, apoio e proteção numa ação como esta”, enfatiza Soninha.

Participação gratuita

As inscrições já estão abertas e são gratuitas! Interessados devem se inscrever pelo link: http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=1240