icone facebookicone twittericone instagram

Das 15 melhores experiências no país em Educação Permanente em Saúde (EPS), duas são de Santa Catarina. O resultado final das três etapas do Laboratório de Inovação em Educação da Saúde foi anunciado na última quarta-feira, 23, pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Foram 251 inscrições recebidas de todo o Brasil. O laboratório teve como objetivo conhecer as inovações e experiências exitosas que potencializam a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde. Entre elas está a experiência 'Processos avaliativos de EPS em Santa Catarina - uma roda que nunca parou de girar', desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) de Criciúma e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Chapecó.

Integrantes da Diretoria da Educação Permanente em Saúde (DEPS) da SES, Fernando de Toledo Barros Wendhausen e Maria de Fátima de Souza Rovaris, foram convidados pelo Ministério da Saúde para apresentar a experiência no 13º Congresso Internacional Rede Unida, em Manaus (AM), entre os dias 30 de Maio a 2 de Junho. “Em 2009 começamos a pensar em avaliar as ações em Educação Permanente em Saúde em Santa Catarina, pois elas eram feitas, mas não sabíamos até que ponto estavam impactando a população. Havia a necessidade de saber se as capacitações feitas com os profissionais estavam gerando resultados na ponta, na população, ou seja, se eles foram multiplicadores do conhecimento”, recorda Wendhausen.

Assim, a DEPS iniciou oficinas com a participação de quatro a cinco representantes de cada uma das 16 regiões de Saúde de Santa Catarina, dentre gestores, trabalhadores do SUS, de Ensino e de Controle Social, um público de cerca de 100 pessoas, além do pessoal das áreas técnicas da SES e conselhos estadual e municipais de secretários de Saúde. “A quarta oficina foi com professoras da Udesc e da Unesc, que nos mostraram a necessidade de fazer um instrumento para avaliação. Este instrumento teve a parceria dos diversos atores, uma construção que demorou todos estes anos, sendo finalizada na sexta oficina, entre 10 e 12 de Abril, com a presença dos avaliadores do Ministério da Saúde”, conta a professora Maria de Fátima, que comemora o reconhecimento. “Este processo de avaliação das EPSs ninguém está fazendo no Brasil inteiro. Nenhum outro estado e nem o Ministério da Saúde fazem. É algo realmente inovador”, salienta Rovaris.

Para o diretor de Educação Permanente em Saúde (DEPS) da SES, Paulo Orsini, a avaliação das ações de EPS é fundamental. “O Governo do Estado gasta dinheiro com a Educação Permanente em Saúde e não existia uma forma de avaliar se este dinheiro realmente estava servindo para levar adiante o que a gente pretendia. É muito importante saber se estamos gastando de maneira correta. Este instrumento servirá para nos dar uma direção”, observa Orsini.

O instrumento de avaliação baseia-se num questionário que está sendo respondido em cada uma das regiões de Saúde. A outra iniciativa catarinense na lista das 15 vem de Lages. Trata-se do LAB-AVC Serra Catarinense, da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages e Gerência de Saúde e Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O projeto trabalha a prevenção até o tratamento dos pacientes que sofrem com Acidente Vascular Cerebral (AVC), envolvendo também as unidades de Saúde da Serra Catarinense, o Centro de Reabilitação II e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, que possui unidade para tratamento de pacientes acometidos pelo AVC.

"É um reconhecimento justo e um prêmio ao trabalho desenvolvido pelas enfermeiras Camila Baccin e Daniela Rosa de Oliveira e suas equipes, que estiveram à frente da Gerência Regional de Saúde de Lages durante a implantação da Rede AVC Serra e o processo de avaliação feito pela OPAS e o Ministério da Saúde. A Serra Catarinense está de parabéns pelo trabalho dos profissionais de saúde, oferecendo um tratamento digno que pode fazer a diferença para os acometidos por esta doença", ressalta o secretário Regional de Lages, João Alberto Duarte.


Os 15 finalistas receberão certificado de reconhecimento dos projetos, e as experiências também serão sistematizadas e publicadas na Série Técnica NavegadorSUS, além de serem divulgadas pelos veículos de comunicação do governo, do Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org) e de parceiros.

Título da Experiência

Instituição

Estado

Município

1

A reorientação da formação por meio da educação interprofissional e prática colaborativa – Pró-saude e PET Saúde

Universidade Estadual de Maringá/Prefeitura Municipal de Maringá-Secretaria de Saúde

Paraná

Maringá

2

Caminhos da Construção da Rede de Integração Ensino e Serviço da SMS de Porto Alegre

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Porto Alegre

3

Curso de acolhimento em Redes de Atenção a saude

Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins

Tocantins

Palmas

4

Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Experiências na Residência Multiprofissional em Saúde da Criança no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Rio Grande do Sul

Porto Alegre

5

Educação interprofissional na interação universidade serviço comunidade no SUS: narrativas de 15 anos da educação pelo trabalho

Faculdade de Medicina de Botucatu/Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu do Estado de São Paulo

São Paulo

Botucatu

6

E-MAIS: Educação permanente – Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde

Prefeitura Municipal de Pelotas

Rio Grande do Sul

Pelotas

7

Empoderamento de lideranças por meio da ed. Profissional para estimular processos de atenção odontológica

Universidade Estadual de Maringá/Secretaria de Saúde do Estado do Paraná

Paraná

Maringá

8

Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde

Universidade do Estado de Mato Grosso/Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra

Mato Grosso

Tangará da Serra

9

LAB-AVC Serra Catarinense

Agência de Desenvolvimento Regional - Gerencia de Saude/Uniplac

Santa Catarina

Lages

10

O Sistema de Regulação das Práticas de Ensino na Saúde no Estado do Ceará

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Ceará

Fortaleza

11

Processos avaliativos de EPS em Sta Catarina-uma roda que nunca parou de girar

Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC)/Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Santa Catarina

Florianópolis

12

Projeto interação ensino serviço comunidade-uma proposta inovadora na educação do trabalho em saúde Porto Seguro BA

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro/Universidade Federal do Sul da Bahia

Bahia

Porto Seguro

13

REDUÇÃO DE DANOS COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO E CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE: Políticas, vivências, intervenções e qualificação profissional

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Paraíba

João Pessoa

14

Sentidos do nascer

FAE - UFMG/Secretaria Municipal de Saúde de BH

Minas Gerais

Belo Horizonte

15

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros)

Secretaria Municipal de Saúde de Salvador

Bahia

Salvador