icone facebookicone twittericone instagram

Na última quinta-feira, 26, 150 enfermeiros e auxiliares de enfermagem de várias regiões do Estado participaram na Assembleia Legislativa (Alesc), de uma capacitação para atendimento de pessoas ostomizadas. Em Santa Catarina, 4 mil pessoas usam bolsa de colostomia. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Comissão de Saúde do Parlamento.

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karin Geller, explicou que o ostomizado é a pessoa que passa por uma cirurgia no aparelho digestivo ou urinário e precisa usar bolsa coletora acoplada ao abdômen. “Quando o paciente está impossibilitado de usar o seu sistema digestivo completo com todo o trajeto funcionando adequadamente, é preciso fazer um desvio, que normalmente ocorre na barriga, fazendo com que ele elimine as fezes por ali. Como o local não é feito para esse fim, há a necessidade de todo um cuidado e manejo para que o paciente não tenha feridas na pele e nenhum tipo de machucado”, comentou Karin.

Segundo a superintendente, a atualização dos profissionais da saúde para atendimento das pessoas ostomizadas é fundamental. “É o enfermeiro e o técnico que atuam diretamente com o paciente ostomizado. Esses profissionais precisam receber todas as orientações possíveis de como cuidar da bolsa e fazer o manejo adequadamente. Essas capacitações promovem atualização do que está mais avançado em relação ao tratamento, e isso faz com que o usuário tenha um atendimento mais qualificado”, destacou Karin Geller.