icone facebookicone twittericone instagram

São José, 26 de Abril de 2018.

O Instituto de Cardiologia de Santa Catarina promoveu nesta quinta-feira (26) um mutirão para alertar aos cidadãos sobre os riscos que a pressão alta pode representar para a saúde. A ação foi realizada no estacionamento do Hospital Regional São José e faz parte da programação referente ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.

Acompanhantes de pacientes e visitas puderam realizar a aferição de pressão e verificar a glicemia em uma tenda montada em parceria com a Unimed Santa Catarina

De acordo com Cícero Augusto de Souza, Chefe de Reabilitação do Instituto de Cardiologia, o objetivo da ação é fazer com que as pessoas adotem hábitos saudáveis. “Com a verificação de pressão podemos encaminhar essas pessoas para um acompanhamento mais detalhado. É importante verificar em horários e situações distintas para somente então o profissional de saúde determinar se há ou não um quadro de hipertensão”, disse. “Como prevenção, as pessoas devem valorizar hábitos como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. Além disso, é importante diminuir o uso de álcool e do tabagismo, por exemplo”.

Cícero ainda destacou que a hipertensão é um problema silencioso e que, por isso, a pressão deve ser verificada com frequência. “A cada cem pessoas que apresentam um quadro de hipertensão arterial, apenas 50 sabem. E dessas, apenas metade acaba se tratando”, afirma.

A balconista Iolanda Gouvêa Preis, 56 anos, participou do mutirão e confessou que só verifica a pressão quando se sente mal. “Tenho medo de que ela possa estar alta. Nunca precisei de remédios e hoje estou muito bem, com 13 por 8”, completou.

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão apontam que 300 mil pessoas morrem ao ano devido a problemas causados por pressão alta. Ainda segundo a SBH, 80% dos casos de derrame e 40% dos infartos são causados por hipertensão.