Jaraguá do Sul, 26 de Outubro de 2017

Nesta quinta-feira, 26, teve início o I Encontro Estadual de Saúde do Homem, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no município de Jaraguá do Sul. O evento prossegue até sexta-feira, 27, e tem o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) no Sistema Único de Saúde (SUS), com a proposta de estimular o público masculino a também realizar exames durante o processo de acompanhamento pré-natal de suas parceiras.

Em seu discurso na abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, enfatizou que fazer saúde é um grande desafio. “Os direitos são muitos e os recursos finitos. Nosso desafio é fazer com que a saúde chegue à casa de todas as pessoas e que tenhamos recursos suficientes para promover a qualidade de vida de todos”, comentou Caropreso.

Durante hoje e amanhã serão discutidas estratégias de saúde voltadas para o público masculino.“O grande desafio é mudar o comportamento. No quesito prevenção, as mulheres são incríveis, grande parte das consultas dos homens são marcadas por elas, seja esposa, filha, mãe. Essa é uma das grandes razões de estarmos aqui hoje buscando maneiras de atrair e incluir o homem nesse processo”, destacou Caropreso.

Participam do evento o coordenador Nacional da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Francisco Norberto Silva, gestores municipais de saúde, técnicos da Atenção Básica/GERSA, gerentes regionais de saúde, coordenadores municipais de Atenção Básica e técnicos de referência para Saúde do Homem em Santa Catarina.