Florianópolis, 24 de julho de 2017.

O Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES),realizou, nos dias 20 e 21, em Criciúma, a primeira Etapa Macrorregional da Conferência Estadual da Vigilância em Saúde (CEVS). O encontro aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e reuniu as grandes referências estaduais, seus representantes e os diversos segmentos do poder público e controle social em menção ao tema.

A conferência, que ocorrerá em três etapas, municipal (divida em cinco macrorregionais), estadual e nacional, busca discutir e propor novas diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, debatendo a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Também tem, entre os eixos, debates sobre as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde. O evento deve mobilizar mais de 1600 catarinenses, entre delegados eleitos, convidados e profissionais de apoio da área da vigilância.

Ao total, 63 municípios da região sul e serrana se reuniram para o encontro. Nesta primeira etapa, 276 delegados, entre profissionais da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e gestores elencaram propostas de melhorias que serão levadas para a etapa estadual e, posteriormente, nacional.

“A conferência é muito importante, pois traz propostas para fortalecer os programas e ações de vigilância em saúde de todo o estado. Nosso objetivo foi alcançado. As propostas serão encaminhadas para serem apreciadas na Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em setembro, em Florianópolis” afirma o superintendente de Vigilância em Saúde da SES e médico infectologista Fábio Gaudenzi.

A próxima etapa Macrorregional da Conferência Estadual da Vigilância em Saúde acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, no município de Mafra, no Planalto Norte. O evento será realizado no Hotel Susin, que fica localizado no Centro.