icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 13 de Julho de 2017

A Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o abastecimento dos medicamentos para tratamento do HIV está sendo regularizado em todo o território catarinense, a partir do recebimento de nova carga de insumos até o final do mês de Julho, conforme informado pelo Ministério Saúde (MS).

No caso específico da Zidovudina solução oral, a distribuição sofreu atrasos por parte do Ministério da Saúde no mês de Junho, e esse medicamento foi entregue de forma fracionada. A Secretaria de Estado da Saúde envidou todos os esforços possíveis para readequação de estoque, considerando uso racional do medicamento e remanejamento entre unidades do estado.

Na ocasião, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu a Nota Técnica Conjunta DIAF/DIVE nº 001/2017, no dia 29/06/2017, informando alternativas terapêuticas à Zidovudina solução oral, utilizada preferencialmente em crianças, sem prejuízos ao tratamento, sendo que esses medicamentos estão disponíveis no estoque da SES.

É importante ressaltar que a responsabilidade de aquisição e distribuição dos medicamentos antirretrovirais aos estados é do Ministério da Saúde. Cabe à Secretaria de Saúde do Estado a distribuição para regionais e municípios, e esses, por sua vez, assumem o compromisso de dispensá-los aos pacientes.

Veja a Nota Técnica Conjunta DIAF/DIVE nº 001/2017.