Florianópolis, 03 de maio de 2017
O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, esteve reunido nesta quinta-feira, 2 , com os diretores do projeto Termalismo Social na Atenção Básica Catarinense. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Os membros do projeto aproveitaram a ocasião para apresentar ao secretário as propostas e viabilizar parcerias com as secretarias municipais fazendo uso das águas termais em tratamentos auxiliares de saúde.
Termalismo Social
Com o objetivo de incentivar ações e serviços de Termalismo Social em Santa Catarina, o projeto vem desde 2014 realizando pesquisas e coletando informações para produzir conhecimento científico sobre o assunto.
O trabalho foi realizado em três etapas. A primeira dedicada ao conhecimento dos municípios de Santa Catarina com fontes termais, a segunda para a produção de materiais de divulgação e informativos sobre o tema e a fase atual e final, que oferecerá três oficinas com apresentação dos resultados do esforço.
O Dr. Daniel Mauricio de Oliveira Rodrigues, Professor Msc da Unisul, garante os benefícios e as bases científicas do uso das águas termais na saúde. "Existem vários estudos que comprovam a eficiência das águas termais no tratamento de dores e aspectos da saúde mental. Fizemos a comparação entre a água termal de Santo Amaro da Imperatriz com a água destilada e observamos o efeito anti-inflamatório e analgésico na primeira, tanto em animais quanto em seres humanos. Além disto, obtivemos relatos de melhora de sono, depressão, funções digestivas etc", explicou Rodrigues.
As oficinas serão ministradas no dia 9, 11 e 12 de Maio em Chapecó, Tubarão e Palhoça, respectivamente. Outras informações sobre o projeto, bem como a programação e a inscrição para os eventos podem ser encontradas pelo link www.unisul.br/wps/portal/home/fique-por-dentro/eventos/todos/2017/05/termalismo-social-em-santa-catarina