icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 24 de abril de 2017


A medicina de Santa Catarina perde um de seus maiores médicos e empreendedores. Faleceu neste domingo, 23 de abril, em Florianópolis, o neurocirurgião Irineu May Brodbeck.

Sempre foi considerado um dos mais conceituados neurocirurgiões pediátricos do Sul do Brasil, por sua competência em cirurgia, bem como o humanitarismo e a empatia com que exercia a vida de médico em relação aos pacientes e colegas da área da saúde.

Natural de Tubarão, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1977. Fez residência médica em neurocirurgia no Uruguai, considerada à época uma das mais destacadas da América Latina. Retornando a Tubarão em 1981, mudando-se para capital em 1983 onde atuou sempre como neurocirurgião do Hospital Infantil Joana de Gusmão e do Hospital Celso Ramos até sua aposentadoria antecipada pelo câncer em 2012.

Dr. Irineu foi um líder em várias iniciativas que trouxeram melhoria e qualidade aos exames e ao atendimento médico hospitalar de Santa Catarina, conquistando o que há de melhor em medicina ao nosso Estado, tanto na área privada como também na saúde pública.
A Secretaria de Estado da Saúde faz sua homenagem ao médico, e ao cidadão IRINEU MAY BRODBECK, que marcou a sua trajetória profissional com alta competência e humanitarismo.