Florianópolis, 20 de fevereiro de 2017
Nesta segunda-feira, 20, a equipe da Controladoria Interna da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou ao secretário adjunto para Assuntos Administrativos, André Bazzo, as ações realizadas em anos anteriores e também anunciou as estratégias e o planejamento de trabalho para o ano de 2017. Na ocasião, foi sugerido um plano de ação para a Controladoria Interna atuar junto aos hospitais com foco em grandes centros de custos e contratos, além de procedimentos em relação a medicamentos e gestão interna.
A Controladoria Interna atua em toda a rede pública estadual de Saúde como uma ferramenta para auxiliar a gestão da secretaria na tomada de decisão e otimização de custos, análise de produtividade e gestão de pessoas. A controladoria é coordenada pelo contador Luciano konescki, e conta com seis servidores efetivos. O setor é ligado hierarquicamente ao gabinete da SES e tecnicamente ao órgão central de controle interno.
Controladoria Interna
Em 2012 foi composta, por meio de portaria, a Comissão de Controle Interno. O órgão tinha o objetivo de estabelecer critérios eficazes de controle interno e ajustar os procedimentos administrativos, financeiros e contábeis de acordo com as orientações emanadas dos órgãos de controle interno (Diretoria de Auditoria Geral) e externo (Tribunal de Contas do Estado).
Em agosto de 2013, a Secretaria da Saúde, por meio do Decreto nº. 1670, estruturou um Núcleo de Controle Interno. Tal estrutura, além das atribuições da Comissão de Controle Interno, ficou responsável por mais funções, tais como emitir parecer de regularidade, monitorar as contas de seu órgão, acompanhar e orientar quanto à correta implementação dos estágios da despesa pública e, principalmente, alertar os gestores quanto a possíveis irregularidades que possam dar prejuízo ao erário.
Ainda em 2013, por meio do Plano de Gestão da Saúde, foi criado o cargo de Controlador Interno. A equipe do até então Núcleo de Controle Interno passou a auxiliar nas atribuições da Controladoria da Secretaria de Estado da Saúde.