Joinville, 16 de fevereiro de 2017

Referência nacional na prevenção e no atendimento dos casos de acidente vascular cerebral (AVC), a unidade do Hospital São José de Joinville foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina na noite de quarta-feira (15), em ato solene realizado na Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville. Profissionais de saúde que fizeram parte dos 20 anos de história da unidade foram homenageados durante o evento.

A iniciativa da homenagem partiu do deputado Nilson Gonçalves e do secretário de Estado da Sáude, Vicente Caropreso, que é deputado estadual licenciado. “É um reconhecimento que estamos prestando a essas pessoas que se dedicam há tantos anos a essa causa, que é referência para todo o país, um atendimento de primeiro mundo”, explicou.

O secretário da Saúde destacou o papel pioneiro da unidade de AVC de Joinville. “Essa homenagem é para valorizar o trabalho exemplar, que serviu como base para a portaria do Ministério da Saúde iniciar esse atendimento multidisciplinar na questão do AVC. Joinville, além de fazer bem seu trabalho, ensinou o restante do Brasil a fazê-lo”, destacou Caropreso.

A coordenadora da unidade, a médica neurologista Carla Heloisa Cabral Moro, explicou são vários os diferenciais que transformaram o trabalho de Joinville em referência. Entre eles, a atuação de uma equipe multidisciplinar e a presença de recursos materiais, como leitos, equipamentos para exames e outros itens de investigação.

O deputado Kennedy Nunes também participou do ato solene. Ele destacou o fato do trabalho da unidade ter possibilitado que Joinville fosse a única cidade da América do Sul a ter comprovadamente reduzido o número de mortes do AVC.

A unidade de AVC do Hospital São José foi criada em 1997. Atualmente, mantém 24 leitos para a especialidade neurológica e conta com um programa de residência médica em neurologia com residentes de plantão 24 horas por dia.

Fonte: Alesc

Foto: Paulo Goeth