icone facebookTwitterInstagram

Joinville, 23 de maio de 2016

Considerada referência em gestações de alto risco e partos normais, a Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, é uma das cinco unidades hospitalares do Brasil a receber o Prêmio Dr. Pinotti Hospital Amigo da Mulher, concedido pela Câmara dos Deputados. O hospital concorreu com outros 70 de todo o país. O reconhecimento é pelo trabalho de promoção ao acesso e a qualificação dos serviços prestados às mulheres.

A solenidade de entrega será em Brasília, no Salão Nobre da Câmara, na manhã de terça-feira, 24, às 11 horas, com a presença do diretor geral do hospital, Fernando Pereira. Na quarta-feira, 25, às 10 horas, o diretor fará a entrega do prêmio aos funcionários no anfiteatro do hospital, em Joinville.

Ter o reconhecimento nacional pelos serviços qualificados prestados à comunidade da nossa região é gratificante. Apesar do momento econômico, temos buscado atender bem a todos. Estão de parabéns os servidores públicos da instituição que são os verdadeiros merecedores deste prêmio tão significativo para nós”, celebrou o diretor geral.

A MDV é a única do Sul do país a receber a premiação conferida também para o Hospital do Câncer de Barretos (Região Sudeste), Hospital Ophir Loyola (Região Norte), a Maternidade Escola Januário Cicco (Região Nordeste) e Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (Região Centro Oeste).

Maternidade Darcy Vargas

Inaugurada em 16 de abril de 1947, a Maternidade Darcy Vargas foi fundada para oferecer a assistência à mãe, ao bebê e à família de Joinville e da região Norte e Nordeste. Seu nome é uma homenagem à primeira dama brasileira, mulher de Getúlio Vargas.

Considerada o berço da Humanização em Santa Catarina, é referência estadual em Gestação de Alto Risco e em UTI-Neonatal. O Banco de Leite Humano e o Método Canguru são reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Desde novembro de 2006, o atendimento é 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos partos e nascimentos, com ambulatório de alto risco para a macrorregião, ambulatório de adolescente, residência médica em ginecologia e obstetrícia, neonatologia e residência multidisciplinar. E, e em 2012, passou a integrar a Rede Cegonha.

O hospital possui outros prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais como Hospital Amigo da Criança, Maternidade Segura, Centro de Referência Docente-Assistencial da Saúde da Mulher e Prêmio Professor Galba de Araújo.

Atendimentos em 2015

- 33.523 pronto socorro

- 18.800 ambulatoriais

- 8.307 internações

Total: 60.630

Atendimentos em 2014

- 30.967 pronto socorro

- 18.594 ambulatoriais

- 7.737 internações

Total: 57.298