Maravilha, 8 de abril de 2016

Em ato realizado no tarde desta quinta-feira, 7, foi assinado a minuta do convênio para repasse de R$ 535.892,52 para o Hospital São José de Maravilha. O recurso, proveniente do InvestSaúde, se destina a aquisição de um aparelho de tomografia computadorizada para o hospital.

O InvestSaúde é um fundo de R$ 92,5 milhões criado pela Secretaria de Estado da Saúde, com verbas do BNDES, para garantir recursos para realização de reformas e ampliações de unidades de saúde, além de aquisição de veículos e de equipamentos.

A unidade hospitalar já possui um equipamento para realizar exames, porém, esse equipamento que é proveniente de um lote apreendido pela Receita Federal, doado ao Estado e repassado ao hospital em 2012 está apresentando defeitos. "Por se tratar de um equipamento que ficou por um período de tempo se utilização o tomógrafo que possuímos está constantemente em manutenção, o que dificulta a realização dos exames. Além disso, o tomógrafo realiza em torno de um exame a cada meia hora e com esse novo equipamento será possível realizar um exame em até cinco minutos", frisou a diretora do Hospital Neiva Schaefer.

"Efetuar mais exames e com mais diversidade e rapidez é o objetivo do Governo do Estado com o repasse destes recursos. A aquisição deste novo equipamento possibilitará a continuidade do atendimento aos pacientes, realizando exames com maior precisão e qualidade, agilizando assim o diagnóstico e diminuindo gastos com deslocamento", destacou o secretário executivo da ADR Maravilha Valci Dal Maso.

Em seu pronunciamento o secretário adjunto do Estado da Saúde, Alan Schoeninger, destacou que colaborar com os municípios e hospitais filantrópicos de pequeno e médio porte é de grande relevância para o sistema estadual de saúde. "Esses hospitais desempenham um trabalho fundamental na manutenção da saúde no Estado. Essas ações são importantes, pois são revertidas em serviços para a população regional aproximando a sociedade dos serviços de saúde", finalizou.

O Hospital São José atende a população de 9 municípios da região da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha o que corresponde a cerca de 45 mil habitantes. Recebe mensalmente cerca de 2,3 mil pessoas no setor ambulatorial e comporta 290 internações ao mês. Hoje a unidade atende várias especialidades como cardiologia, obstetrícia, pediatria, urologia, vascular, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia entre outras.

O ato foi acompanhado pelo gerente de Saúde da ADR Maravilha Darci Thome e equipe da Gerência; consultora jurídica da ADR Maravilha Rosi Carletto Zanella; prefeita de Maravilha Rosimar Maldaner; prefeito de Tigrinho Rudi Guth; prefeito de Sul Brasil Eder Marmit; presidente do Hospital, Augusto Jacobsen; diretora do hospital Neiva Schaefer; colaboradores do hospital, entre outras lideranças.