icone facebookicone twittericone instagram

Timbó, 7 de abril de 2016

O secretário de Estado da Saúde, Murillo Capella, participou da 1ª Semana de Saúde do Hospital e Maternidade Oase - Humanizavidas: Cuidar de quem cuida, na noite desta quarta-feira (6), em Timbó. O secretário falou para uma plateia, com mais de 150 pessoas, composta por profissionais médicos, enfermeiros, técnicos, estudantes e comunidade em geral, sobre o tema É possível ensinar empatia e sensibilidade?.

O médico especialista em cirurgia pediátrica Murillo Capella, explicou que a empatia e a sensibilidade precisam ser aplicadas em todas as áreas e nas 24 horas do nosso dia, pois sem elas torna-se impossível trabalharmos felizes, e consequentemente produzirmos o que as pessoas esperam de nós como profissionais, amigos e familiares. “O mau humor nos deixa suscetíveis as doenças. O bom humor nos deixa imune às doenças. Então sorria mais, mesmo com as dificuldades do dia a dia, sorria”, explica Capella.

A integrante do Vidas e administradora do Hospital e Maternidade Oase, Grasielen Choseki, assinalou que o evento é um marco histórico para a discussão conjunta, reflexão, avaliação e democratização dos interesses institucional, com base na Política da Educação Permanente em Saúde, envolvendo todos os trabalhadores, gestores, parceiros e colaboradores para o aprimoramento do processo de trabalho hospitalar. “Trata-se de novos desafios que visam qualificar o processo de trabalho e, principalmente, humanizar o cuidado em Saúde para o usuário dos serviços do Hospital e Maternidade Oase”, destaca Grasielen.

O secretário de Estado da Saúde também visitou as dependências do hospital, oportunidade em que conheceu as alas de internação, Centro Cirúrgico e Centro de Imagem por Diagnóstico. Após a visita, Murillo Capella concedeu entrevistas aos meios de comunicação locais e regionais, falando sobre diversos assuntos relacionados a Saúde no Estado de Santa Catarina.

Na noite desta quinta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, haverá palestras sobre os temas Cuidados paliativos e terminalidade, e Tanatologia e suas implicações para profissionais de Saúde. As atividades acontecem no Auditório do Vidas. Também terão oficinas direcionadas aos profissionais do Hospital, nos dias 7 e 8 de abril, no período da manhã e a tarde, com os temas Postura profissional e autocuidado, e Saúde do Trabalhador na perspectiva interdisciplinar.

A 1ª Semana de Saúde do Hospital e Maternidade Oase - Humanizavidas: Cuidar de quem cuida está sendo organizada pelo Vidas Instituto de Assistência à Saúde que administra o hospital. O evento, que iniciou no dia 4 de abril e segue até sexta-feira (8), é uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura de Timbó. Até está quinta-feira (7), o encontro já reuniu mais de 800 pessoas. A expectativa da organização é que o evento finalize com a participação de mais de 1.200 pessoas.