Lages, 6 de abril de 2016

A região serrana de Santa Catarina acaba de entrar para um seleto grupo de forte atuação contra a mortalidade infantil. O programa “Rede Cegonha da Serra Catarinense: uma experiência exitosa na educação permanente”, foi premiado pelo Ministério da Saúde como um dos melhores do Brasil na atenção às gestantes e seus bebês.

Idealizado pela Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, o projeto foi reconhecido como o terceiro melhor do Sul do país no Prêmio Inovasus 2015: Gestão da Educação na Saúde. A conquista garantiu a quantia de R$ 90 mil para a continuidade das ações nos 18 municípios da Serra.

O programa surgiu da necessidade de combater de maneira eficaz a mortalidade infantil. Enquanto a taxa no Brasil atualmente é de 15 mortes a cada mil nascidos, na nossa região o índice é de 17 a cada mil”, diz a gerente regional de saúde, a enfermeira Camila Baccin.

O projeto abrange ações como a elaboração de um protocolo regional de atenção ao pré-natal e puerpério, oficinas para médicos e enfermeiros, acompanhamento adequado a recém-nascidos prematuros, integração da equipe multiprofissional do Hospital Tereza Ramos, implantação do protocolo de classificação de risco no Centro Obstétrico e fortalecimento do aleitamento materno.

Com isso, além de reduzir a mortalidade infantil, o programa busca identificar precocemente casos de HIV, sífilis e hepatites; iniciar o tratamento em tempo hábil; reduzir os índices de cesárias e incentivar o parto normal; aumentar o aleitamento materno exclusivo e trabalhar em parceria com o Comitê de Prevenção a Óbitos Materno, Infantil e Fetal da Serra Catarinense.

Esse projeto dará vida ao e-cegonha, um sistema informatizado de acompanhamento que fará parte do programa Mãe Serrana. São ações de extrema importância para reduzirmos de vez a mortalidade infantil na nossa região”, completa Camila Baccin.

Acadêmicos da área da saúde atuarão em municípios da Serra

Outro projeto da região aprovado recentemente pelo Ministério da Saúde é o que prevê a ampliação do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Serra Catarinense.

Numa parceria entre a Gerência de Saúde da ADR Lages, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), serão disponibilizados 40 acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Veterinária e Medicina para trabalhar como bolsistas nos municípios de Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, São Joaquim e São José do Cerrito.

Os estudantes atuarão junto às comunidades durante dois anos no enfrentamento a doenças infectocontagiosas, sífilis, HIV Aids, doenças sexualmente transmissíveis, mortalidade infantil e outros problemas.

Esses acadêmicos terão uma formação diferente e se tornarão profissionais mais humanizados, atendendo aos anseios e necessidades da população”, conclui a gerente regional de saúde de Lages.

Foto: Divulgação/ADR Lages