Lages, 6 de abril de 2016

A comunidade do bairro Dom Daniel, em Lages, terá nesta quinta-feira, 7 de abril, um dia inteiro para cuidar da saúde. Trata-se de mais uma edição do projeto Sérgio Arouca, desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). As atividades ocorrerão das 9 horas às 17 horas no campo de futebol do bairro, localizado na Rua Independência.

É a quarta vez que a Serra Catarinense recebe o programa, que desde janeiro do ano passado já passou por Cerro Negro, Anita Garibaldi e Painel, com profissionais de saúde como nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas e médicos, além de acadêmicos e professores, ficando à disposição dos moradores para a realização de atendimentos gratuitos. Ao longo do dia também haverá atividades como orientações jurídicas, emissão de documentos pelo Balcão do Cidadão e oficinas recreativas com as crianças.

O Projeto Sérgio Arouca procura transformar a saúde pública em um bem integral para todos. Com foco nas cidades de poucos recursos e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é uma forma de integrar a formação de profissionais de saúde na prestação de serviços à comunidade. E entre as principais atividades do projeto, estão visitas domiciliares, eventos de capacitação profissional e promoção da saúde com ações preventivas.

Assim, além de promover a saúde nas comunidades próximas, é possível vivenciar a rotina da profissão em cenários com maiores dificuldades, além do consultório. Os interessados em receber o atendimento devem procurar o agente de saúde da localidade onde moram.

União de esforços

Esta edição do projeto Sérgio Arouca no bairro Dom Daniel é uma realização da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, Univali, Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Serviço Social do Comércio (Sesc) e prefeitura, com apoio do Instituto José Paschoal Baggio, Instituto Paternidade Responsável, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro.

Sérgio Arouca

O médico paulista Sérgio Arouca foi um dos líderes do movimento sanitarista que procurava uma saúde pública universal e de qualidade no Brasil. Um dos objetivos foi cumprido com a Constituição Federal de 1988, que fez da saúde um direito dos cidadãos e um dever do Estado.

Arouca foi doutor em medicina preventiva e é reconhecido como uma liderança na idealização e concretização do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele presidiu a 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, na primeira vez em que os usuários da saúde puderam debater o tema.

Também foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 1985 e consultor da Organização Panamericana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde, oportunidade em que trabalhou em projetos de saúde pública em países como Honduras, Peru e Colômbia. Sérgio Arouca morreu em 2003.