Canoinhas, 6 de abril de 2016

Para marcar o Dia Mundial da Saúde, lembrado nessa quinta-feira (7 de abril), a Gerência Regional de Saúde de Canoinhas, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, promoverá ações de incentivo à prática de exercícios e adoção de hábitos saudáveis, com a participação de alunos da rede pública municipal e estadual e dos servidores da gerência e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) daquele município. Palestras e atividades física estão programadas durante o dia.

Todas as atividades serão desenvolvidas pela equipe da Gerência de Saúde em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc)/Unidade Canoinhas, Academia Total Life e Gerência Regional de Educação.

Servidoras da saúde realizarão atividades lúdicas com os alunos do SESC, na Avenida Expedicionários, Campo D’ Água Verde às 9 horas e às 13h30min. O tema abordado será “Dengue e Zika Zero”.

Servidores da ADR de Canoinhas e da Gerência de Saúde participarão às 18h30min de uma aula especial de Jump, na Academia Total Life, localizada na Rua Duque de Caxias, no centro. O objetivo é desenvolver atividade física e o movimento da promoção de hábitos saudáveis voltados à saúde do trabalhador.

A Escola de Educação Básica Antônio Gonzaga, de Porto União, promoverá também no dia 7 uma caminhada com alunos e professores, como forma de conscientizar a população da cidade sobre a prática de atividade física.

O objetivo dessas ações são para lembrar a comunidade sobre a importância da conscientização de uma vida saudável, auxiliar a melhora na auto-estima e bem-estar com a prática de exercícios, além de orientar sobre a dengue”, destaca o gerente de Saúde da ADR de Canoinhas, Antônio Gilberto de Carvalho.

Pesquisa Nacional de Saúde em SC

Em Santa Catarina, as principais causas de mortes em 2014 foram as doenças cardiovasculares e o câncer. “A prática de atividade física regular, combinada com hábitos alimentares saudáveis, ajuda a prevenir essas doenças, que serão muito comuns no futuro, devido ao envelhecimento da população e às mudanças no padrão alimentar do brasileiro”, ressaltou o gerente.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, 46,2% das pessoas acima dos 18 anos em Santa Catarina são insuficientemente ativas e 16% são fumantes. O levantamento mostra ainda informações sobre a alimentação inadequada dos catarinenses, em que 31% afirmam ingerir doces regularmente e 40% consomem carne ou frango com excesso de gordura. Veja outros números abaixo:

Percepção de doenças crônicas na população acima de 18 anos em Santa Catarina:

• 21,8% citam diagnóstico médico de hipertensão arterial;

• 5,5% citam diagnóstico médico de diabetes;

• 13,3% citam diagnóstico médico de colesterol alto;

• 5,8% citam alguma doença do coração;

• 4,3% citam diagnóstico de asma;

• 8,3% citam diagnóstico médico de artrite ou reumatismo;

• 21,3% citam problema crônico de coluna;

• 4,1% citam diagnóstico de DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho);

• 47,3% citam diagnóstico de depressão e usam medicamento para depressão;

• 2,6% citam diagnóstico médico de insuficiência renal crônica.

Estilo de vida da população acima de 18 anos:

• 45%, consomem feijão regularmente;

• 27,5%, consomem quantidade recomendada de hortaliças e fruta;

• 40,4%, consomem carne ou frango com excesso de gordura;

• 53,8%, consomem peixe pelo menos um dia por semana;

• 66,5% consomem leite com teor integral de gordura;

• 22,1%, consomem refrigerantes regularmente;

• 21,0%, consomem refrigerante açucarado regularmente;

• 31,0%, consomem alimentos doces regularmente;

• 10,0%, substituem pelo menos uma das refeições por sanduíches;

• 19,8%, referem consumo elevado de sal;

• 28,1%, costumam consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por semana;

• 24,0%, dirigiram logo depois de beber;

• 46,2%, são insuficientemente ativos;

• 16,0%, fumante de tabaco.