Florianópolis, 18 de março de 2016.

A Secretaria de Estado da Saúde informa a situação das Emergências dos hospitais Florianópolis, Celso Ramos, Instituto de Cardiologia de Santa Catarina e Regional de São José nesta sexta- feira (18):

Hospital Florianópolis– Até o fim da manhã, a emergência geral tinha 16 pacientes internados e 33 pessoas aguardavam atendimento no saguão. O atendimento na emergência da unidade é feito de acordo com a gravidade dos casos, por meio da classificação de risco. Nas últimas 24 horas, o hospital, que é referência em ortopedia, atendeu 86 pacientes na Emergência ortopédica, 277 na Emergência geral e 104 na Emergência pediátrica. O quadro geral é de 31 pacientes internados. Nas últimas 24 horas foram feitas duas internações.

Hospital Celso Ramos - Na Emergência da unidade localizada em Florianópolis, 28 pessoas aguardavam atendimento até o final da manhã, 20 pacientes estavam internados e 18 em observação. Nas últimas 24 horas, a Emergência recebeu 322 pessoas. Desse total, 110 eram para Ortopedia (em geral, pessoas que sofreram acidentes de trânsito); 157 para clinica médica e 55 para clínica cirúrgica.

Instituto de Cardiologia– Não havia paciente sendo atendido no final da manhã na Emergência desta instituição localizada em São José e um aguardava por consulta.  Até o fim da manhã havia 81 pessoas nas unidades de internação e 10 na ala coronária. Nas últimas 24h, o Instituto de Cardiologia atendeu 46 pessoas na Emergência e fez 21 novas internações. Há um total de 123 pacientes internados no instituto.

Hospital Regional de São José- Nas últimas 24 horas foram realizados 335 atendimentos nas emergências geral e ortopédica. Na emergência pediátrica foram feitos 198 atendimentos. Na emergência da obstetrícia foram realizados 71 atendimentos. No setor de oftalmologia foram realizados 42 atendimentos de emergência. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 321 pacientes internados. Nas ultimas 24 horas foram realizadas 48 internações.

Salientamos que cerca de 80% dos casos que chegam às Emergências são ambulatoriais, ou seja, situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos.

Informações adicionais:

Secretaria de Estado da Saúde