Blumenau, 17 de março de 2016

O Governo do Estado de Santa Catarina entregou nesta quinta-feira, 17, o novo helicóptero Arcanjo 3, que passa a atender de forma definitiva as ocorrências de salvamento e resgate em todo o Vale do Itajaí. A solenidade, que contou também com a entrega de viaturas, a formatura de uma equipe médica de saúde e homenagens, foi realizada no Parque Vila Germânica, em Blumenau.

Com a entrega na nova aeronave Arcanjo, o Estado supre uma das maiores demandas da comunidade do Vale, que, desde outubro de 2015, contava com o serviço em um helicóptero locado. O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, explicou que o período ajudou a avaliar a demanda que o equipamento teria nos atendimentos. “Desde o ano passado observamos a utilização do Arcanjo e vimos que ele é imprescindível para o Vale, temos vários casos em que, se não fosse o serviço, não conseguiríamos garantir a preservação da vida”.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Onir Mocellin, também destacou o grande número de ocorrências como um dos fatores determinantes para a aquisição e disposição do Arcanjo de forma definitiva para o atendimento do Vale. “Sabíamos que existia a demanda na região, mas não sabíamos que o serviço seria tão importante. Em menos de cinco meses de operação, foram mais de 250 ocorrências atendidas, ou seja, uma ferramenta que tem demonstrado que o investimento vale e muito a pena”.

O novo Arcanjo, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde, teve investimentos de R$ 11 milhões, com recursos do Pacto por Santa Catarina. O helicóptero atenderá todos os municípios do Litoral Norte até o Alto Vale do Itajaí e terá como sede o aeroporto Quero-Quero, em Blumenau.

O helicóptero é um modelo Esquilo, com autonomia de três horas e meia de voo. A aeronave possui equipamentos para combate a incêndio e para atendimento aeromédico, como oxigênio, maca e outros. A capacidade é para seis pessoas, sendo cinco tripulantes (piloto, copiloto e tripulante operacional do Corpo de Bombeiros, médico e enfermeiro do Samu) e um paciente. O serviço de resgate aeromédico especializado é resultado de uma parceria entre Bombeiros Militares e Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Samu. A nova aeronave, as novas viaturas e os profissionais que farão o serviço de atendimento foram abençoados pelo bispo de Blumenau, Dom Rafael Biernaski.

Além do secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Onir Mocellin, a solenidade contou também com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba; do secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus; dos deputados estaduais Ismael dos Santos, Jean Kuhlmann e Leonel Pavan; e do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, além de vereadores e secretários municipais e regionais.

Entrega de viaturas

Além do Arcanjo 3, a solenidade foi marcada pela entrega de viaturas ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau. Dois veículos operacionais 4x4, tipo frontier e uma carreta para reboque de materiais, foram adquiridos com recursos oriundos do convênio entre a Prefeitura de Blumenau e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Os veículos, que devem ser utilizados nos atendimentos, em especial nos relacionados aos desastres naturais, tiveram investimentos de cerca de R$ 350 mil.

Formatura da equipe médica

Durante a solenidade também foi realizada a formatura da equipe médica de saúde que tripulará os aviões Arcanjo nas missões de transporte aeromédico especializado. A turma reuniu 18 profissionais, com três pilotos do batalhão de operações aéreas, sete médicos e oito enfermeiros do serviço de atendimento móvel de urgência. O curso de formação, com carga horária de 40 horas aula, foi realizado pelo Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Homenagens

Algumas lideranças e representantes da comunidade, elencados como fomentadores da permanência de forma definitiva do Arcanjo foram homenageados durante a solenidade com a Medalha do Mérito da Aviação. A condecoração é a maior comenda da Aviação Bombeiro Militar Catarinense.

Além disso, o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing também foi homenageado com uma honraria, concedida pelos serviços prestados à comunidade catarinense e pelo apoio ao trabalho do Corpo de Bombeiros.

Foto: Eduardo Correia

Foto: Eduardo Correia