icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis,15 de março de 2016
 
 
No dia 13 de março de 2016, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (Dive/SC) foi notificada pela Secretaria de Saúde de Chapecó acerca da ocorrência de um caso suspeito de dengue que evoluiu para óbito.
 
Informações preliminares relatam que o paciente deu entrada no Hospital Regional do Oeste no dia 11 de março, sendo transferido no dia seguinte (12) para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, onde veio a óbito no dia 13 de março.
 
O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (Lacen/SC) recebeu no dia de hoje (14/3) quatro amostras de sangue para realização de diagnóstico laboratorial para dengue. Os resultados, até o momento, não apontam para a conclusão definitiva do diagnóstico, sendo necessário encaminhamento das amostras para o Instituto Adolpho Lutz de São Paulo, laboratório de referência em saúde pública para Santa Catarina para a realização de exames complementares. A previsão é de que os resultados sejam divulgados na próxima semana.
 
Nesta segunda-feira (14), uma equipe de epidemiologistas da Secretaria de Estado da Saúde, acompanhada pelo superintendente de Vigilância em Saúde, o médico infectologista Fábio Gaudenzi, se deslocou para Chapecó para auxiliar o município na investigação do caso. O objetivo da investigação é confirmar a etiologia do caso e avaliar os possíveis fatores associados ao óbito, seguindo protocolo definido pelo Ministério da Saúde para óbitos suspeitos de dengue.