Rio do Sul, 11 de março de 2016

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Saúde, João Paulo Kleinübing, assinaram nesta quinta-feira, 10, em Rio do Sul, autorizações e convênios para a área da saúde. Os investimentos ultrapassam R$ 8.5 milhões. Para a construção do Centro de Oncologia do Hospital Regional Alto Vale, de Rio do Sul, foram liberados R$ 4,9 milhões.

Vamos criar aqui os serviços de oncologia para atender toda a região do Alto Vale. As pessoas dessas regiões acabam tendo que se deslocar para o tratamento em outras cidades. Elas já estão doentes e não é justo que tenham mais um sofrimento, que é o de viajar mais de 100 quilômetros e ficar muitas vezes em uma fila de espera. É uma ação fundamental para melhorar os serviços de saúde no Estado, disse Colombo.

O Hospital Regional de Rio do Sul atende a população de 28 municípios do Alto Vale do Itajaí , o que corresponde a cerca de 300 mil habitantes. A unidade atende várias especialidades, assim como o setor da cardiologia. É referência também em média e alta complexidade desde clínica médica, geral, até cirurgia cardiovascular, incluindo serviços de emergência, UTI Geral, cardiologia, neonatal e pediátrica. É uma instituição privada, filantrópica mantido pela Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), que administra os recursos federais, estaduais e de convênios.

O funcionamento dos hospitais são grandes desafios da sociedade e do governo, mas precisamos avançar, e é isso que buscamos. A partir dessa obra a comunidade será atendida aqui em Rio do Sul, aproximando o serviço da Saúde com a comunidade, conforme a meta do Governo do Estado, destacou o secretário da Saúde, João Paulo Kleinübing.

O diretor da Federação dos Hospitais do Estado e vice-presidente da Fusavi, Giovani Nascimento, ressaltou que o convênio representa o anseio de toda a comunidade, que vê seus pacientes se deslocando para outros centros para tratamento oncológico. Agora vamos dar andamento às obras. O setor de oncologia é um grande passo, que vai permitir uma maior eficiência e qualidade.

Outros convênios

Também foi assinado convênio de R$ 514,7 mil para aquisição e material permanente para a UPA 24 horas de Rio do Sul. Para aquisição de um gerador para o Hospital Samaria, também de Rio do Sul, foram autorizados os recursos de R$ 128, 2 mil. Para a custeio e manutenção da Sociedade Hospitalar Comunitária Annegret Neitzke de Pouso Redondo, foram repassados R$ 200 mil e para o Hospital Regional do Alto Vale R$ 700 mil.

Para Taió, foi autorizado R$ 1,1 milhão para reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Dona Lisette e para compra de equipamentos, R$ 103 mil.

O hospital vai receber reforma e ampliação da lavanderia e da cozinha, que passará a contar com uma sala para preparação de nutrição dietética. Conforme a presidente da unidade, Ursula Hosang, as melhorias vão atender às normas da Vigilância Sanitária. A ampliação vai se estender para outras salas do prédio, como a administração. O espaço será readequado e passará a funcionar no segundo piso. Essas melhorias vão dinamizar ainda mais o nosso trabalho.

Em todos os momentos que conseguimos ouvir as pessoas, a maior reivindicação é mais e melhor saúde. É uma demanda infinita, cada dia novos desafios, oportunidades, avanços tecnológicos e nós temos que acompanhar e oferecer de forma pública, o que é o mínimo que o Estado deve fazer no sentido de proteger a vida das pessoas. Por isso, é muito importante para nós vencer uma etapa e melhorar os serviços na área da saúde. É esse nosso objetivo, explicou o governador.

Esses recursos para a saúde das unidades da região são de grande importância. O apoio do Governo do Estado é fundamental. Queremos que todos recebam uma atenção especial, com muito cuidado e zelo. Com construção do Centro de Oncologia em Rio do Sul, toda família que tem uma pessoa doente, poderá ser atendido perta da sua casa. É uma obra vital para essa região, observou o secretário da Defesa Civil, Milton Hobbus, que também estava presente no ato.

Foto: James Tavares