icone facebookicone twittericone instagram

Ibirama, 10 de março de 2016

O Hospital Dr. Waldomiro Colautti, de Ibirama, zerou a fila de espera pelo exame de tomografia atendendo toda a demanda da região. Atualmente, são realizados em média de oito a 15 exames por dia, entre agendados e emergenciais. As maiores demandas são por imagens de tórax, abdômen e crânio, todas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tomógrafo, doado pela Receita Federal após uma apreensão no porto de Itajaí, está em uso desde maio de 2015.

De acordo com o diretor do hospital, Roberto Ferrari, além da demanda local, serão oferecidos 160 tomografias por mês para os pacientes de outras regiões. “Decidimos ampliar os atendimentos e temos capacidade para a realização de mais exames por meio do Sistema Único de Saúde. Por isso, vamos oferecer 55 exames para a regional de Rio do Sul, 35 para Timbó, 35 para Ituporanga e mais 35 para Taió. Isso totaliza mais 160 atendimentos”, explica o diretor Roberto Ferrari.

Contabilizando os valores que o Estado tem investido na região, calcula-se que cada tomografia tem um custo de R$ 400,00 fora da rede SUS. A meta deste ano é fornecer 1920 diagnósticos por imagem, o que totaliza R$ 768 mil em exames por imagem pelo SUS.

Além disso, o técnico em radiologia, Cristiano Tenfen, destaca a economia gerada ao Estado por não precisar mais deslocar pacientes a outras regiões para realizar tomografias. "Isto gera, inclusive, mais segurança aos pacientes e profissionais, que antes eram obrigados a viajar para outras cidades", comenta Tenfen.

Todos os exames são marcados pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Esta integração visa agilizar e garantir qualidade ao processo de regulação nacional, dando maior credibilidade aos dados dos pacientes atendidos. Os municípios são os responsáveis por gerenciar e encaminhar as demandas de tomografia ao Hospital Dr. Waldomiro Colautti.