Florianópolis, 29 de fevereiro de 2016.

Um robô que caminha pela casa com a missão de localizar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Não deixar água parada em calhas, tampar totalmente as caixas d'água e colocar areia nos vasos de plantas são algumas das ações a serem executadas pelo Agente Nano, personagem do jogo online Invasão aegypti, desenvolvido pelos adolescentes do projeto Novos Talentos SC Games, com orientação e apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para progredir no jogo, é preciso eliminar corretamente os criadouros. Diretamente no navegador do computador, ou através do smartphone, o acesso ao jogo pode ser realizado pelo endereço

www.projetoscgames.sc.gov.br/jogos/invasaoaegypti

O pontapé inicial para a criação do jogo foi dado no dia 15 de dezembro de 2015, durante a formatura da nona turma do Novos Talentos, realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Na ocasião, houve o lançamento do concurso Que bicho é esse?, com o objetivo de estimular os estudantes a criarem um personagem que pudesse ser utilizado posteriormente no jogo.

Para sensibilizar os adolescentes, o Núcleo de Comunicação da DIVE preparou uma apresentação sobre o mosquito e as doenças por ele  transmitida como a dengue, febre de chikungunya e febre do zika vírus. O propósito evoluiu, de modo que os alunos interessados decidiram criar não só o personagem, mas sim o jogo em seu contexto total, incluindo a história, os cenários e a sonorização.

Projeto Novos Talentos

O projeto Novos Talentos SC Games é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina para incentivar crianças e adolescentes a atuarem nas áreas de  Tecnologia da Informação (TI), games e entretenimento digital. Desde 2009, acolhe estudantes para estimular o empreendedorismo e formar mão de obra qualificada no setor, em especial games e entretenimento digital. No total, 360 alunos já foram formados.

O projeto é uma realização do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), com apoio da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado e Desenvolvimento Sustantável, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Vertical Games e  Associação Catarinense de Empresa de Tecnologia (Acate), com patrocínio das empresas Palmsoft e Hoplon.

Outros jogos foram desenvolvidos pelos alunos e estagiários do projeto, tais como Cruz e Sousa, o Poeta do Desterro, Rei Sustentável, Eco Aventura, entre outros. Os estagiários são alunos de cursos de graduação em Jogos Digitais e Design e Ciências da Computação, oriundos de instituições de ensino da Grande Florianópolis.