icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 25 de fevereiro de 2016

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciará na próxima segunda-feira (29), a distribuição das vacinas recebidas essa semana pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Os lotes enviados atenderão a demanda do mês de março.

A DIVE acusou o recebimento de 58.400 doses da vacina contra a hepatite B, que estava em falta desde outubro do ano passado. “A média de consumo mensal é de 60 mil doses desta vacina. No entanto, em função da demanda reprimida, acreditamos que a quantidade não será suficiente neste primeiro momento”, alerta a enfermeira Vanessa Vieira da Silva, responsável pela Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização da DIVE.

Em relação à vacina Dupla Adulto, contra difteria e tétano, a situação é semelhante. Foram enviadas 57.800 doses, enquanto a média de consumo mensal é de 80.000 doses. “Desde setembro do ano passado não recebíamos essa vacina. Então, a quantidade também não deverá ser suficiente”, reforça Vanessa.

O Estado recebeu, ainda, 9.100 doses da vacina contra hepatite A rotina pediátrica. “Como o último envio de doses aos municípios ocorreu em agosto de 2015, essa remessa deverá ser insuficiente para atender a demanda do mês de março”, observa Vanessa Pinheiro.

Foram também enviadas para Santa Catarina 20 mil doses da vacina DTP, contra difteria, tétano e coqueluche para crianças. Apesar de a cota mensal ser de 30 mil doses, a quantidade deverá atender a necessidade, pois não havia demanda reprimida no Estado, já que essa vacina estava sendo substituída pela pentavalente.

Em relação à vacina Tetraviral, que protege as crianças contra Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela (catapora), foram recebidas 9.000 doses, conforme a cota mensal. “Como houve distribuição dessa vacina no mês de fevereiro, esperamos redução da demanda reprimida”, comenta Vanessa. Da vacina contra a Raiva (VERO), foram enviadas ao Estado 2.500 doses, sendo que o consumo médio é de 2.000 doses/mês. De acordo com Vanessa, o Instituto Butantan ainda não informou se haverá regularização da entrega a partir deste mês.

Permanece em falta em Santa Catarina devido à indisponibilidade de estoque em nível nacional, a vacina DTPa Crie. As vacinas dTpa reforço adulto (contra difteria, tétano e coqueluche para gestantes), e a vacina contra hepatite A CRIE, chegaram à Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CENADI) e devem ser encaminhadas ao estado durante o mês de março.