icone facebookicone twittericone instagram

Nesta semana, estão começando as obras na emergência e unidade de internação C do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, que integra a rede própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES). As reformas visam adequar os ambientes, que atualmente apresentam problemas de infraestrutura. A conclusão está prevista para novembro. Os atendimentos seguem mantidos.

HIJG emerg 3

Fotos: Ana Melhado

A diretora do hospital, Maristela Cardozo Biazon, reforça que os atendimentos emergenciais continuarão durante o período das obras. “Nosso fluxo de atendimentos na emergência permanecerá constante. As obras no setor foram divididas em três etapas. Na primeira fase, os consultórios serão realocados para outra área no mesmo setor, enquanto a observação e reanimação dos pacientes foram transferidas para as salas da UTI pediátrica 2, que por sua vez foi deslocada para a enfermaria D, recentemente reformada”, explica. 

As melhorias incluem a troca de pisos, forros, armários, vidros danificados, tratamento das paredes e pintura, novas louças sanitárias, reforma dos banheiros, instalação de novos climatizadores, adequação da rede de gases, melhorias na acessibilidade, bem como uma nova decoração com temas infantis.

emergecia HIJG 2

As obras nos setores do HIJG têm sido viabilizadas com recursos do Governo do Estado e doações do setor privado, por meio de ações realizadas desde 2023. Este ano, já foram reformados 48 leitos das unidades de internação pediátrica A, E, D, bem como o ambulatório C. Além disso, foram entregues a nova sala de recepção da emergência e a nova Central de Gases Medicinais.