O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, assinaram a autorização para a habilitação estadual em Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular para o Hospital Dom Joaquim, em Sombrio. A instituição junta-se a outras 10 que já estão realizando os procedimentos, por meio de habilitação estadual. O ato ocorreu na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), na tarde desta terça-feira, 17, e marca um passo significativo na ampliação dos serviços de saúde em Santa Catarina.

ZACA3593
Foto: Roberto Zacarias / SECOM

“Esse tipo de habilitação é fundamental para o cuidado com a saúde dos pacientes que necessitam de atendimento especializado. Estamos melhorando as estruturas dos hospitais e valorizando os profissionais que trabalham nas unidades hospitalares. A saúde é minha prioridade e vamos avançar ainda mais”, destacou o governador Jorginho Mello.

Santa Catarina se destaca como o primeiro estado do Brasil a criar a habilitação estadual em 2023. A estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é descentralizar os procedimentos cardiológicos de alta complexidade, que antes eram feitos no Instituto de Cardiologia (Florianópolis), para outras unidades, aumentando a oferta de serviços e reduzindo a distância entre os domicílios dos pacientes e os locais de tratamento.

“Estamos felizes em anunciar a liberação da habilitação estadual para atendimento de alta complexidade em cardiologia no Hospital Dom Joaquim. Esta conquista é o resultado de um trabalho colaborativo com os gestores municipais e da análise detalhada das necessidades da região. Com essa ampliação, conseguiremos reduzir a distância para os 15 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, desafogar hospitais, como o São José de Criciúma e os da Grande Florianópolis, e proporcionar um acesso mais próximo e eficiente aos serviços de cardiologia para nossa população”, destaca o secretário Diogo Demarchi Silva.

Ao fim do processo de habilitação, o Hospital Dom Joaquim, junta-se a outras 10 unidades que já possuem Alta Complexidade em Cardiologia e estão realizando os procedimentos, aliviando a fila em várias regiões do estado. São eles: Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra; Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville; Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul; Hospital São José, em Jaraguá do Sul; Hospital Azambuja, em Brusque; Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê; Hospital São José, em Criciúma; Imigrantes Hospital e Maternidade, em Brusque; Hospital São Francisco, em Concórdia; Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

Valorização dos hospitais

O Hospital Dom Joaquim faz parte da rede de unidades de saúde beneficiadas pelo Programa de Valorização dos Hospitais do Governo de Santa Catarina, recebendo um incentivo fixo mensal de R$1,3 mil. Além disso, a unidade pactuou com a Secretaria de Estado da Saúde para a realização de cirurgias eletivas de alta e média complexidade em diversas especialidades, com pagamentos que podem chegar a R$2,3 milhões mensais, mediante produção.