A Campanha de recolhimento de pneus do primeiro semestre deste ano atingiu um novo recorde. Foram recolhidos aproximadamente 54 mil pneus, cerca de 686 toneladas, número que representa um aumento de 150% em relação à campanha realizada no segundo semestre de 2023.

Realizada duas vezes por ano, a campanha vem atingindo a cada edição um número maior de participantes. Na última edição foram 84 municípios inscritos, com o recolhimento efetivo de pneus em 63 deles.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), através do Programa Penso, Logo Destino, e as empresas Xibiu e Reciclanip, responsáveis pela coleta e reciclagem de pneus em todo o Brasil.

Para Maico Roberto Luckman, biólogo da Dive, os números crescentes da campanha refletem a participação ativa dos municípios na atividade. “Os servidores municipais juntamente com a população foram essenciais para o estado atingir o quantitativo de pneus recolhidos neste semestre e isso reflete na prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, destaca.

Além de ajudar na prevenção das arboviroses, a campanha também ajuda na preservação do meio ambiente, visto que um pneu pode levar até 600 anos para se decompor e pode ainda causar contaminação do solo e da área onde se encontra.

“Além de melhorar a saúde pública, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente, diminuindo a poluição e promovendo a reciclagem adequada. Nosso objetivo é estender ainda mais a campanha e atingir cada vez mais municípios”, afirma Cícero Luís Brasil, coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino, e técnico do Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC).

Próximas Etapas

As inscrições para a campanha de recolhimento de pneus inservíveis do segundo semestre de 2024 abrem no dia 05 de agosto. Os municípios que tiverem interesse em participar poderão se inscrever no site da DIVE. Todas as instruções para aderir à campanha serão divulgadas nos próximos dias.

Evolução da campanha de recolhimento de pneus em SC

WhatsApp Image 2024 06 27 at 13.51.25