A Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) está recebendo nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27, a visita de técnicos do município de Uberaba, em Minas Gerais, para conhecer o serviço de referência na utilização do módulo ambulatorial do Sistema Nacional de Regulação (SISREG). O objetivo do encontro é transmitir conhecimento do processo regulatório de consultas e exames, aperfeiçoado e utilizado pela Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da SES.

WhatsApp Image 2024 06 26 at 10.37.02

Foto: Robson Valverde Ascom/SES

“Estamos recebendo os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba para conhecer nossa regulação ambulatorial. Em 2020, os orientamos sobre a regulação hospitalar através do SISREG, que já é feita lá. E agora o desafio é a implantação do módulo ambulatorial em Uberaba, assim como ocorre em Santa Catarina”, explica a gerente de Regulação Ambulatorial, Grace Ella Berenhauser.

Durante o encontro, será mostrado na prática, a operacionalização do módulo, utilizado pela Central Estadual de Regulação Ambulatorial catarinense, a pedido da secretária Municipal da Saúde, Valdilene Rocha.

Nesta quarta, 26, a equipe do município mineiro está sendo acolhida pela superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Claudia Ribeiro, e também pela gerente de Regulação Ambulatorial, Grace Berenhauser, que explanará sobre as atribuições da Central de Regulação Ambulatorial (CERA), da Comissão Médica Estadual de Regulação (COMRE), do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) Interestadual e da Central Estadual de Telemedicina (CET). A coordenadora da CERA, Márcia Araci Pinho, apresentará toda a operacionalização do sistema SISREG ambulatorial.

No dia 27, a equipe será recebida pela servidora Anelize Cardoso Borges Domingos, do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da Maternidade Carmela Dutra (MCD), que abordará todas as atividades desenvolvidas pelos núcleos. Na ocasião, os profissionais de Uberaba compreenderão todo o fluxo de acesso, desde a entrada, até a execução das consultas, exames e cirurgias nas Unidades Hospitalares.

Em 2020, uma equipe de Uberaba já esteve em Santa Catarina para conhecer o SISREG hospitalar, pois naquele momento estavam iniciando a operacionalização no módulo. “Foi de grande importância a experiência e os conhecimentos adquiridos naquela visita, pois conseguimos implantar o SISREG hospitalar aqui em nosso município”, destaca o analista de Regulação do município, Iralio Fedrigo.