Um pleito antigo que agora inicia sua concretização. Na manhã desta segunda-feira, 3, com a presença do governador Jorginho Mello e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, foi assinado o convênio entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura do Município de Palhoça para a construção do primeiro hospital 100% SUS da cidade, com capacidade de 18 mil atendimentos ao mês.

capa palhoca

Fotos: Roberto Zacarias/Secom

O investimento total será de R$ 120 milhões, sendo R$ 100 milhões oriundos do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e R$ 20 milhões em contrapartida do município. “Essa é a principal obra de Palhoça, esse município que recebe gente de toda Santa Catarina. Vamos construir esse hospital que vai atender a Grande Florianópolis. É isso que estamos fazendo, organizando as contas e investindo na saúde do nosso povo”, afirma o governador Jorginho Mello.

183 leitos, UTI e Maternidade

A estrutura irá atender a região da Grande Florianópolis e contará com 183 leitos, sendo 18 UTI, em um espaço de aproximadamente 18 mil metros quadrados. A área destinada ao novo hospital fica no bairro Nova Palhoça, próximo ao Contorno Viário.

ZACA8965

“Essa é uma conquista para toda região. Organizamos os atendimentos para ampliar e ofertar melhores serviços. Temos certeza que esse novo hospital desafogará os atendimentos do Hospital de São José e Maternidade Carmela Dutra, complementa a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O projeto já está finalizado, agora será realizada a licitação para a contratação de empresa especializada para realização da obra. O Hospital contará com maternidade e atendimentos de urgência e emergência, além de atendimentos de traumatologia e internação clínica. Os repasses da SES serão feitos em três etapas, a primeira em 2024 e as outras duas nos anos subsequentes.

Segundo o prefeito de Palhoça, Eduardo Frecia, essa é uma conquista que só pode ser realizada com a parceria junto ao Governo do Estado. “Esse hospital é desejo da comunidade e esse governo acreditou e entendeu a nossa necessidade. Agora, os palhocenses poderão nascer aqui. É um marco na saúde da nossa cidade e que auxiliará toda região”, enaltece.

Estrutura Hospital Regional de Palhoça:

183 leitos
13 para pronto atendimento