O sucesso da experiência do SC Transplantes foi reconhecido em uma das principais revistas de Medicina Intensiva da Europa, a Intensive Care Medicine. O artigo tem como um dos autores o coordenador da SC Transplantes, Dr. Joel de Andrade, em parceria com o Dr. Glauco Westphal (OPO Santa Izabel), Beatriz Dominguez-Gil e Elisabeth Coll, profissionais da Organização Nacional de Transplantes da Espanha, tendo sido publicado na edição de maio do periódico.
Divulgação Ascom/SES/SC
O pdf artigo relata o trabalho desenvolvido pela Central de Transplantes de Santa Catarina baseado no modelo hispânico, considerado o melhor do mundo. A publicação descreve como a opção do Estado em adotar esse modelo trouxe importantes resultados, colocando SC no topo dos transplantes do país, sendo líder em doação de órgãos em 13 dos últimos 16 anos.
“O aceite desta publicação na revista Intensive Care Medicine, a melhor revista europeia de medicina intensiva, é mais um passo na consolidação da imagem de Santa Catarina como uma região líder em sistema de doação de órgãos para transplantes e também consolida a parceria que temos com a Organização Nacional de Transplantes, já que o artigo foi escrito a quatro mãos, dois profissionais brasileiros e dois profissionais espanhóis”, afirma Joel de Andrade.
Os resultados foram alcançados, segundo o artigo, a partir de cinco importantes ações: o estabelecimento de uma rede de coordenação interna de doadores, liderada por intensivistas; a implantação de um escritório central como agência de apoio; a educação contínua e massiva de profissionais de cuidados intensivos e coordenadores de transplantes de doadores, incluindo cursos sobre comunicação em situações críticas e manejo de potenciais doadores após morte encefálica; a auditoria de todos os pacientes com sinais compatíveis com morte encefálica; e o reembolso dos hospitais por atividades de doação.