Muitas mulheres sonham com o dia do parto, um momento único, importante, de vulnerabilidade, que requer apoio físico e emocional integral. Na Maternidade Darcy Vargas (MDV), em Joinville, esse acolhimento é uma prioridade, com destaque para uma abordagem dedicada ao parto humanizado.

WhatsApp Image 2024 05 10 at 09.08.38

Camila Gabriel Feuser, 33 anos,  moradora de Joinville, compartilha sua experiência positiva na maternidade. "O parto aconteceu de forma natural, exatamente como eu havia planejado e me preparado. A tranquilidade e respeito da equipe foram fundamentais. E as primeiras vacinas e testes foram realizados todos na maternidade, não precisando nos deslocar com o bebê", elogiou.

O parto humanizado coloca a mulher e seu bebê no centro do processo de nascimento, respeitando suas escolhas e autonomia. Na Maternidade Darcy Vargas, o bem-estar físico, emocional e psicológico da mãe e do bebê são fundamentais, pois minimizam intervenções médicas desnecessárias e promovem o vínculo afetivo desde o início.

"Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de nascimento positiva e gratificante para toda a família. Realizamos partos com recursos como bola, música ambiente, massagem e banho terapêutico, além de uma equipe multidisciplinar que acompanha a mãe durante todo o processo", explica a enfermeira obstétrica Ana Paula Nunes, responsável pela coordenação do Centro Obstétrico da MDV.

equipe capa

Filosofia de atendimento humanizado

A Maternidade Darcy Vargas realiza em média 500 partos por mês e cerca de 60% são normais. Por conta de todo trabalho desenvolvido é referência estadual no Atendimento Especializado da Tríade: mãe-filho-família, em Gestação de Alto Risco e em UTI Neonatal. O Banco de Leite Humano, referência para o Estado e para a Rede global dos bancos de leite, garante apoio e assistência às mães no processo de amamentação. O hospital atende todo o Planalto Norte e Nordeste de Santa Catarina.

A maternidade também possui a Casa Gestante Bebê e Puérpera que, desde março de 2021, recebe as mães de bebês internados na unidade neonatal para fortalecer assim o vínculo mãe-bebê, tão importante durante este período.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Ribeiro
Secretaria de Estado da Saúde