icone facebookicone twittericone instagram

Com capacidade para atender 400 pacientes, foi inaugurada nesta terça-feira, 19 março, a nova estrutura da Fundação da Pró-Rim. O espaço possui um investimento de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e faz parte das estratégias de ampliação do atendimento aos pacientes renais de Santa Catarina.

20240319185426 TRI 4364

Foto: Ricardo Trida/Secom

A estrutura tem 1.800 metros quadrados. No ato de inauguração, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto reforçou o compromisso do Estado na atenção aos pacientes que necessitam da hemodiálise. “Esse espaço é de extrema importância para os pacientes renais não só de Balneário Camboriú mas de toda região e também para os turistas que aqui chegam. O que estamos vendo é um espaço com atendimento 99% através do Sistema Único de Saúde com a qualidade que os pacientes necessitam”, afirmou.

A antiga unidade possuia 900 metros quadrados e capacidade para 250 pacientes do próprio município e de outras 18 cidades vizinhas, como Porto Belo, Camboriú, Bombinhas e Itapema. O diferencial nesta unidade é o atendimento da Diálise em Trânsito e, por isso, recebe pessoas de diversos estados do Brasil e de outros países, que escolhem esse município para passar as férias, principalmente no verão.

20240319171229 TRI 3958

Além dos recursos destinados pelo governo do Estado para a reforma, adaptações do prédio e a compra de equipamentos, houve a contrapartida de R$ 2,6 milhões de recursos próprios da Pró-Rim e doações da comunidade.

“É um grande marco para a instituição, que está há 20 anos em Balneário Camboriú e foi criada há 36 anos. O Governo do Estado tem sido um grande apoiador das instituições, das clínicas e diálises, principalmente da Fundação Pró-Rim, com a destinação de recursos e também com a criação da política catarinense que é um exemplo para o Brasil. Estamos muito orgulhosos com essa inauguração, onde ampliamos a capacidade de atendimento de 250 pacientes para 400, vindos da região e também os que estão em trânsito”, destaca o presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado.

Com 99% dos pacientes atendidos pelo SUS, a unidade tem uma equipe multidisciplinar completa, envolvendo profissionais de diferentes áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistente social, psicóloga, nutricionista, médico nefrologista, auxiliares de administração, serviços gerais, almoxarifado e manutenção.