icone facebookicone twittericone instagram

O câncer colorretal, uma doença associada ao aparelho intestinal que engloba tumores no cólon e no reto, deve afetar 2.470 pessoas em Santa Catarina, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), o atendimento a esses pacientes apresentou uma ampliação de 18,5% entre os anos de 2022 e 2023.

52872911311 X3

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/ Secom

Também foram realizadas 648 sessões de quimioterapias e 76 radioterapias. Além disso, foram realizadas 193 cirurgias oncológicas e 863 exames para diagnóstico relacionadas a câncer de intestino e colorretal em 2023, além de 1.327 consultas com cirurgião do aparelho digestivo.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de cólon e reto ocupam a terceira posição entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil, neste sentido, a detecção precoce do câncer colorretal é fundamental para que o tratamento seja eficaz e a cura, alcançada. Conhecido por ser silencioso o câncer de cólon e reto por ter crescimento lento e manifestar sinais e sintomas apenas quando o tumor está grande. Por isso, é preciso ficar atento a alterações de hábito intestinal, como diarréia ou constipação, além de dor abdominal, perda de peso, sangramento nas fezes e anemia sem causa aparente.

O Coordenador do Serviço de Oncologia Clínica do CEPON, Victor Hugo Fonseca de Jesus, observa uma tendência de aumento na incidência do câncer colorretal em todo o mundo, devido à exposição crescente a fatores de risco. "Hábitos diários, como uma alimentação inadequada, consumo de gorduras e carne vermelha, dietas pobres em frutas e falta de atividade física, estão associados a esse aumento de casos. Temos observado um aumento no consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados na dieta da população brasileira, o que contribui para o desenvolvimento do câncer colorretal", explicou.

Devido à natureza assintomática do câncer colorretal em estágios iniciais, a realização de exames tem grande importância para o diagnóstico precoce, sendo a colonoscopia o mais indicado. "Na maioria dos casos, o câncer colorretal é detectado por meio de colonoscopia, um tipo de exame endoscópico no qual um instrumento chamado colonoscópio é introduzido pelo ânus, sob sedação, após preparo do trato digestivo. A colonoscopia possui uma capacidade extremamente alta de diagnóstico, pois permite a visualização direta de possíveis lesões", afirma Victor Hugo.

O exame de rastreio deve ser realizado a partir dos 45 a 50 anos, podendo ser indicado mais cedo no caso de histórico familiar. Nessas situações, a indicação é que o exame seja realizado pelo menos 10 anos antes da idade em que o parente foi diagnosticado, não ultrapassando os 45 a 50 anos.

O CEPON iniciou em fevereiro de 2024 o serviço próprio de colonoscopia para seus pacientes, visando mais agilidade na realização dos procedimentos, redução do tempo de espera e celeridade no diagnóstico e tratamento.